A deputada federal Nilda Gondim (PMDB) foi eleita presidente da Comissão Provisória do PMDB Mulher, na Paraíba, em solenidade prestigiada por representações de diversos municípios e realizada no final da manhã deste sábado (02), na sede do Diretório Estadual do partido, em João Pessoa. O evento contou com a presença do presidente da agremiação, Antonio Souza Silva; da prefeita de Guarabira, Fátima Paulino; da deputada estadual Olenka Maranhão; da suplente de senador, Sany Japiassu; dezenas de primeiras-damas, lideranças e militantes. O ex-governador José Maranhão chegou ao PMDB no final do evento, para prestigiar a nova composição do PMDB Mulher, cumprimentou a todos e posou para fotos.
As mulheres peemedebistas se revezaram em discursos rápidos, defendendo a unidade e o fortalecimento do PMDB com vistas às próximas eleições. Sany Japiassu disse que “2011 é o ano do fortalecimento do PMDB” e defendeu, durante seu pronunciamento, a promoção de encontros municipais e estaduais, como forma de unificar o partido. A deputada Olenka Maranhão pregou a necessidade de se fazer uma grande campanha de filiação e de chamamento das mulheres, no sentido de que participem ativamente das eleições concorrendo aos mandatos de prefeito e vereador em 2012.
A prefeita Fátima Paulino fez o discurso mais emocionado. Disse que todas as mulheres presentes tinham a cara do PMDB “e todas temos o partido no coração”, lembrou que o partido sofreu uma derrota para o Governo do Estado mas que “os nossos projetos estão de molho, não estão mortos”. Fátima citou seu problema pessoal como exemplo, dizendo que “até ontem eu estava numa cadeira de rodas. Ganhei a eleição para a prefeitura de Guarabira e, hoje, estou de pé”.
A deputada Nilda Gondim assumiu o comando do PMDB Mulher no Estado defendendo o aprofundamento do estudo de gênero para a conquista de mais espaços nas instâncias partidárias na Paraíba e em todo o país.
Elegendo a causa da mulher entre as principais prioridades do seu mandato parlamentar, tendo participação ativa em todas as instâncias e movimentos do gênero no Congresso Nacional, Nilda Gondim já começou a trabalhar no sentido de ampliar a participação da mulher no PMDB paraibano.
A propósito, a nova dirigente do PMDB Mulher já começa a atuar convocando as mulheres paraibanas a se unirem, se organizarem e ingressarem nos quadros peemedebistas, especialmente em nível municipal, tendo em vista as eleições municipais de 2012, quando serão eleitos os novos prefeitos e vereadores de todas as cidades brasileiras.
A Comissão Provisória do PMDB Mulher na Paraíba ficou com a seguinte composição: Nilda Gondim, presidente; Olenka Maranhão, 1ª vice-presidente; Lourdinha Aragão, 2ª vice-presidente; Sany Japiassu, secretária-geral; Graça Marques, 1ª secretária; Neusa Costa, tesoureira geral; Ana Paula, 1ª tesoureira.
Renata Cristina Barbosa, Andréa, Francisca Motta e Roberta Paulino, foram eleitas, respectivamente, como primeira, segunda, terceira e quarta vogais, tendo como suplentes, pela ordem, Maria do Rosário Bezerra F. de Almeida, Maria do Socorro Ramalho, Ivanize Frazão e Josinete Dantas.