Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Não acumular

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

E agora, ricos, chorais e gemei! Eis o grande brado da Palavra de Deus que nos apresenta neste Domingo, por meio da Carta de São Tiago: “E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças” (Tg 5,1-2). A Palavra de Deus nunca condenou a riqueza, mas o seu mau uso em detrimento do socorro dos mais necessitados. Deus não admite o uso da riqueza de forma desonesta, depositando nossas seguranças no acúmulo de bens e no dinheiro.

A Igreja busca ensinar seus filhos a pautarem suas vidas através da sobriedade, e sempre com a atitude interior da generosidade e do esforço comum da caridade. Não é possível viver um cristianismo desatrelado do cuidado com os irmãos, principalmente, quando estes irmãos são desprovidos de dignidade. O acúmulo de bens adoece-nos e nos coloca na contramão daqueles que esperam nossas mãos estendidas.

Não podemos construir a casa da nossa vida sobre a rocha da ganância. Há quem acredite que o sentido da vida se sustenta no acúmulo de riquezas. Pessoas que passam todo o seu tempo na luta de conquistas desmedidas de dinheiro. O Papa Francisco diz: “O centro da vida não é mais o meu eu faminto e egoísta, mas aquele que nasce e vive por amor.” O amor deve ser a base de todas as atitudes humanas. Fomos criados por Deus para pôr em prática a capacidade de se dar, de amar. Há uma causa, vinda da cruz de Cristo, que perpassa nossos egoísmos, libertando-nos de nossos esquemas ensimesmados e que nos coloca a serviço dos outros!

O amor exige-nos o estar com os outros. E nossos bens, conquistados com honestidade, devem ser colocados a serviço dos mais necessitados. “Cristo não gosta de preguiçosos e sedentários. O Senhor ama ser esperado e não pode ser esperado no sofá, dormindo.” Não podemos construir a casa da nossa vida no entorno de nós mesmos e de nossas vontades. Não! O amor cristão é atitude que nos leva aos irmãos!

Com a Virgem Maria, o cristão que escuta atentamente a Palavra de Deus, consegue dar sentido a sua vida, e o faz pela via da caridade e solidariedade. No testemunho de Maria, a Igreja vai avançando no mundo, avançando com o jeito solidário e salvador de Cristo: tive fome e me deste de comer, tive sede e me deste de beber… Nossas mãos devem se revestir da caridade evangélica! Que as mãos da Virgem Maria, sempre prontas e estendidas aos irmãos, nos sustente quando o egoísmo e o desejo desenfreado pelo acumulo de bens nos comprometerem. Que seu apoio maternal seja grande ocasião de libertação de nós mesmos!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio