Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Na Paraíba, o mundo acaba primeiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A sétima fase da Operação Calvário, deflagrada no dia 17 de dezembro, deixou a Paraíba perplexa. Naquele dia, o desembargador Ricardo Vital, do Tribunal de Justiça havia autorizado a prisão preventiva do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB), da deputada Estela Bezerra (PSB), do ex-procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro e do ex-secretário Waldson de Souza (Planejamento, Saúde, Articulação Municipal) e mais 13 pessoas.

Ricardo é não apenas a maior liderança de esquerda do Estado, mas um gestor que teve grandes méritos na condução da prefeitura de João Pessoa e também no Governo da Paraíba. As denúncias que recaem contra ele são gravíssimas, mas os feitos do socialista na gestão pública não podem ser desmerecidos.

Até o surgimento da Calvário, o que mais remetia à imagem de Ricardo era o discurso do “republicano”. E justamente por isso, vê-lo numa audiência de custódia depois da prisão por desvio de dinheiro público através da Saúde e Educação (ou seja de onde fosse) é chocante. Assim como assistir a Ricardo saindo do Tribunal de Justiça rumo à Penitenciária de Segurança Média sob uma salva de fogos e o coro de “ladrão”. É triste para os cidadãos e também para a política da Paraíba, que agoniza ainda mais desacreditada.

Enquanto tentava reverter sua prisão, o ex-governador negava as acusações e dizia que o processo seletivo do Hospital Metropolitano de Santa Rita havia sido monitorado pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas, na delação que fez, Ivan Burity (ex-secretário executivo de Turismo do Estado) acusou Ricardo de ter os poderes sob seu domínio. Dois conselheiros do TCE já foram afastados, o que reforça a tese de Ivan e levanta suspeitas sobre membros do judiciário, MP e TCE.

Os delatores denunciaram muitos fatos, mas não são apenas as delações. Pelo que sabemos até agora, há gravações que já vazaram entre Ricardo e Daniel Gomes. O que mais haverá? Quem mais pode delatar? Quem mais pode ser comprometido? Onde a Calvário vai acabar?

Em meio a tantas dúvidas e ao cenário de instabilidade política generalizada, os paraibanos andam tensos com o noticiário. Ironicamente, é como se não apenas o sol nascesse primeiro por essas bandas. Parece que o fim do mundo também chegou antes por aqui.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado