Município de Mamanguape se compromete a desativar lixão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O Ministério Público Estadual interveio e o Município de Mamanguape se comprometeu a desativar, imediatamente, o lixão a céu aberto localizado na BR-101, na fronteira com a cidade de Rio Tinto, onde atualmente são depositados, clandestinamente, resíduos sólidos urbanos produzidos por particulares e por três cidades do Litoral Norte: Mamanguape, Rio Tinto e Baía da Traição.
 
O termo de ajustamento de conduta (TAC) foi assinado na última segunda-feira (15), na sede da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente em Mamanguape, pelo atual prefeito Eduardo Carneiro de Brito (PR). No próximo dia 29, será realizada uma audiência na sede da promotoria de Justiça de Mamanguape para discutir com os prefeitos dos três municípios a recuperação da área degradada.
 
Na terça-feira (16), o TAC já começou a ser cumprido, com a retirada de dez barracos construídos na área do lixão, dos catadores e de uma família que vivia permanentemente no local. Todos foram encaminhados para a assistência social do município de Mamanguape.
 
A ação foi feita pelo MPPB, Secretarias do Meio Ambiente e de Ação Social de Mamanguape, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Polícia Militar, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Guarda Municipal.
 
De acordo com o TAC, o Município deverá monitorar a área para impedir que os municípios vizinhos continuem depositando clandestinamente lixo no local, devendo tomar todas as medidas necessárias, inclusive acionar o poder de polícia previsto no Código Municipal de Meio Ambiente e nas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para aplicação de multa. Outros órgãos de fiscalização deverão ser acionados para atuar nesses casos, como o Ibama e a Sudema (Superintendência Estadual do Meio Ambiente). Os infratores também poderão ser responsabilizados criminalmente.
 
De acordo com a promotora de Justiça Ana Caroline Almeida Moreira, além dos Municípios de Rio Tinto e Baía da Traição – que já tinham sido autuados em 2012 pelo ICMBio -, várias empresas e construtoras da região depositavam lixo na área, sem qualquer licença ambiental.
 
Em caso de descumprimento do TAC, o Município de Mamanguape vai receber multa no valor de R$ 1 mil por cada dia de descumprimento.
 
Lixão – A área onde é despejado clandestinamente o lixo produzido nas cidades de Mamanguape, Rio Tinto e Baía da Traição e por particulares e empresas está localizada no quilômetro 34 da BR-101, a menos de três quilômetros da Reserva Biológica Guaribas, uma unidade de conservação federal de proteção integral que é administrada pelo Instituto Chico Mendes. Essa proximidade representa risco e ameaça à fauna local.
 
Segundo a promotora de Justiça Ana Caroline Moreira, o lixão tem gerado impacto e degradação ambiental inclusive nos lençóis freáticos e rios da região, além de problemas sociais, de saúde e de segurança viária, à medida em que os catadores ateiam fogo e a fumaça lançada no ar  dificulta a visibilidade dos motoristas e pedestres que trafegam na rodovia federal, gerando risco de acidentes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anvisa suspende fabricação e comercialização de massa de tapioca por conter creatina

Anteriores

kemerson

Família procura por jovem desaparecido em Campina Grande; desespero aumenta com fake News

WhatsApp_Image_2025-01-12_at_22.07.19

Desembargador aposentado Júlio Aurélio Moreira Coutinho morre aos 89 anos

academia FOTO Pixabay

Policial militar morre após passar mal em academia em João Pessoa

deslizamento terra ipatinga mg FOTO bombeiros MG

Deslizamentos em Ipatinga deixam pelo menos cinco mortos

hospital FOTO marcello casal jr agencia brasil

Quebra de patente e acompanhamento podem viabilizar semaglutida no SUS

e65d922c-5493-43c8-ab5a-eb7b5b859141

João Azevêdo lança nesta segunda-feira plano de obras “Paraíba 2025-2026”

54258868013_b3a301c967_c

Novo presidente do TCE convoca gestores e sociedade para pactos pela cidadania e educação 

empregada domestica FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 889 vagas de emprego em nove municípios

conab

Conab define banca para novo concurso; João Pessoa terá locais de prova

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande

Polícia apreende 11 kg de maconha durante ação em Campina Grande