Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Município da PB é comandado por prefeita, vice-prefeita e 70% de mulheres no secretariado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O município de Duas Estradas, localizada na região do Brejo paraibano, tem se destacado por ter uma marca diferente da realidade estadual e nacional: ser comandado por mulheres, com prefeita, vice-prefeita e 70% do secretariado feminino. Apesar do sucesso administrativo, os desafios encarados pelas mulheres à frente de prefeituras não esbarram apenas nas questões financeiras e administrativas. O preconceito, a falta de oportunidades e a jornada, muitas vezes tripla, dificultam a participação delas na vida pública, como revela a prefeita Joyce Renally Felix Nunes. Hoje a Paraíba conta com 37 prefeitas, 16,4% de um total de 223 municípios.

Para a Associação Paraibana da Advocacia Municipalista (Apam), a presença feminina na política é algo fundamental para o fortalecimento da democracia. “É preciso reconhecer que alguns avanços já foram conquistados nas últimas décadas, como o direito ao voto e o direito de serem eleitas. Porém, no que tange a representatividade das mulheres na política, esse debate ainda se encontra muito distante do desejado. Infelizmente ainda há dificuldade das mulheres serem eleitas e ocuparem cargos de tomada de decisões”, destacou Yasmin Buriti, advogada municipalista e membro da Comissão Municipalista da OAB/PB.

A advogada afirma que mesmo ainda de forma tímida, a presença cada vez maior de candidatas é algo fundamental para o fortalecimento da democracia. “A representatividade feminina é extremamente necessária quando pensamos nas lutas pelos direitos das mulheres em um contexto no qual, como se sabe, ainda há muito preconceito, exclusão e violência contra ela”, disse Yasmin.

Na administração de Duas Estradas, a prefeita Joyce destaca o apoio e parceria da vice-prefeita Maria do Céu Paulino da Nóbrega. Para ela, a presença da companheira de trabalho é fundamental na condução da administração municipal. “Ela sempre foi uma grande liderança no município, uma parceira de lutas e batalhas. Juntas, conseguimos conquistar muita coisa para o município que mudou muito, bem como o reconhecimento da população que nos elegeu com 64% das intenções de votos”, revelou.

Para a prefeita Joyce, a administração pública feita por mulheres é pautada de uma maior empatia. De acordo com ela, as mulheres têm facilidade de se colocar no lugar do outro, principalmente quando tratamos com pessoas em vulnerabilidade social. “É diferente o tratamento que damos, sempre pautado pela empatia. Sabemos que as pessoas estão precisando e mesmo sem recursos suficientes, encontramos uma forma de ajudar”, disse.

O olhar para as mulheres e jovens também são reforçados em administrações femininas, a exemplo de Duas Estradas. Segundo a prefeita, o município prioriza ações que garantam o empoderamento feminino, através de cursos de capacitação e diversas outras ações. “Hoje o município conta com uma Associação de Costureiras com 16 pessoas trabalhando. Temos esse olhar diferenciado para as mulheres e também para os mais jovens que precisam garantir experiência profissional e se qualificar”, revelou.

Família

Para a prefeita Joyce, além das dificuldades e problemas que devem ser solucionados na Prefeitura, ainda existe a família que merece a atenção. “A questão da família e maternidade também são pontos que devem ser observados na vida das mulheres gestoras. Eu tenho um filho de 10 anos que me cobra muito a minha presença. Ele sempre diz que eu trabalho muito e isso nos aperta o coração. Desdobro-me para ficar ao máximo com ele, mas por outro lado sei que a minha vida política é uma missão e não posso fugir disso”, disse, afirmando que quanto mais tiver a participação feminina na política, mais a sociedade conseguirá evoluir.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB