Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPT convoca Zé Régis para assinatura de TAC

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de Cabedelo, José Régis, foi convocado pelo Ministério Público do Trabalho para no próximo dia 15 assinar Termo de Ajuste de Conduta com vistas a sanar diversas irregularidades no hospital e postos de saúde do município, denunciadas pelo Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba. Com base na denúncia, o MPT realizou em agosto e setembro inspeções comprovando, dentre outras coisas, graves deficiências no meio ambiente do trabalho. A notificação ao prefeito foi feita pela procuradora do Trabalho Helena Duarte Camelo.

Foram visitados o Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa, as Unidades de Saúde da Família de Intermares, Poço, Monte Castelo, Ponta der Mato e Siqueira Campos. De um modo geral, as condições de funcionamento do hospital são boas, segundo laudo técnico do MPT, mas algumas recomendações foram feitas, como incluir o plano de proteção radiológica como parte integrante do programa de prevenção de riscos ambientais, elaborar e implementar o programa de controle médico de saúde ocupacional, prover melhorias na cozinha relacionadas à iluminação, calor e piso, entre outras.

Já no PSF de Intermares foram encontradas algumas irregularidades, como infiltrações no teto, o que favorecem a proliferação de fungos e colocam em risco a saúde dos trabalhadores; grade da sala de curativos em processo de oxidação; alguns banheiros interditados por falta de condições de uso; resíduos mal acondicionados, com vazamentos e risco biológico evidente.

No PSF da Praia do Poço, o gabinete odontológico apresenta forte odor de mofo, que aparece nas paredes internas, e umidade excessiva, favorecendo a proliferação de fungos; gabinete médico mal iluminado; a recepcionista trabalha sentada sobre um banco, sem qualquer regra de ergonomia; a água servida aos pacientes é da torneira; o banheiro não tem descarga; os medicamentos são estocados em ambiente inadequado, com umidade excessiva nas paredes, oriunda de infiltrações; os resíduos (lixo hospitalar) são mal acondicionados e postos em local inadequado, entre outras irregularidades.

No PSF de Monte Castelo não há pia adequada para higienização das mãos e o gabinete odontológico encontra-se interditado pela Vigilância Sanitária, devido ao mofo e infiltrações. O sanitário, de dimensões mínimas, é mal higienizado, sem tampa do vaso e sem recipiente adequado para guarda de papéis servidos; e o lixo se acumula em partes do posto.

A inspeção do MPT também visitou o PSF Siqueira Campos, onde também encontrou gabinete odontológico apresentado infiltrações e mofo nas paredes e embaixo da pia, cadeira de paciente rasgada, facilitando a entrada de bactérias, assim como a cadeira do dentista. Na sala de exames, mais infiltrações nas paredes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional

15cb227d-9724-47ff-a3e9-040d5893da76

Terezinha e Mônica recebem apoio de 2º colocado na eleição para Reitor em 2020

Roberto Souza

Adriano Galdino referenda convocação do secretário de Educação Roberto Souza: “Não é um convite”

Polícia civil da paraíba

Presa mulher investigada por furto que causou prejuízo de mais de R$ 7 mil à vítima

Terezinha e Mônica

Terezinha e Mônica pedem mais segurança na UFPB, plano diretor e retomada de obras inacabadas

Ruy Carneiro 8,1

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa