Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB tem pedido deferido pela Justiça e garante auditoria do TCE na Prefeitura de Boa Ventura

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Juízo da 1ª Vara Mista de Itaporanga deferiu o pedido de tutela antecipada incidente requerido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e determinou que o Município de Boa Ventura, exiba, de imediato, os documentos necessários para a inspeção do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e permita o integral acesso às salas que estão fechadas na Prefeitura e na Secretaria Municipal de Finanças; aos valores em espécie e ao cofre. Também foi expedido mandado a oficial de Justiça para acompanhar os auditores nesse trabalho. 

A tutela antecipada foi pedida na Ação de Produção Antecipada de Prova número 0803059-78.2024.8.15.0211, proposta, nesta quarta-feira (12), pelo 3º promotor de Justiça de Itaporanga, Charles Duanne Casimiro de Oliveira, que atua na defesa do patrimônio público. Ele também acompanhou a equipe para fazer o cumprimento da decisão judicial.

Segundo ele, o TCE-PB comunicou, por meio de ofício, que desde terça (11), dois auditores de Controle Externo estão sendo impedidos de acessar a sala da Secretaria de Finanças e o cofre da Prefeitura de Boa Ventura e vêm enfrentando grande dificuldade para terem acesso aos documentos necessários para subsidiar a instrução de um processo que tramita na Corte de Contas. O TCE também informou ao MPPB que a inspeção in loco objetiva averiguar o numerário em espécie no montante de R$ 428 mil, informado pela atual gestora e disponível em consulta no Sistema Sagres. 

O promotor de Justiça destacou que tentou resolver o problema de forma administrativa, mas não obteve êxito, o que motivou o ajuizamento da ação. “A informação de vultoso valor em espécie na sede da Prefeitura Municipal implica em gestão temerária e a produção antecipada de provas é meio idôneo para acesso aos locais e obtenção de documentos, a fim de identificar possíveis fraudes e desvio de recursos públicos, caso existentes. Aliás, o passo inaugural da investigação é analisar os documentos que vêm sendo negado acesso aos auditores do TCE pela Prefeitura de Boa Ventur, bem como identificar possível prática de atos de improbidade administrativa”, justificou.

A decisão

A decisão foi proferida pelo juiz Roberto Cesar Lemos de Sá Cruz. Segundo o magistrado, a produção antecipada de provas é admitida, dentre outras hipóteses, quando há fundado receio de que venha a se tornar impossível ou muito difícil a verificação de certos fatos na pendência da ação. “A demora na obtenção da documentação e acessos ao recinto da edilidade pode comprometer o resultado da inspeção realizada pela auditoria do TCE, em virtude do risco de alterações significativas da situação fática, obstando assim que sejam identificadas eventuais irregularidades e que o patrimônio público (do povo) seja fiscalizado”, argumentou. 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

WhatsApp Image 2024-07-23 at 18.03.33

Agência Francesa: Cícero e Dinho assinam termo para empréstimo de 55 milhões de euros

In this photo illustration being displayed one hundred and two hundred reais bills and a one reais coin highlighted. The Real is the current money in Brazil.

Pesquisa revela que 40% dos paraibanos estão inadimplentes

Mariana-Thomaz

Pena de Johannes Dudeck é aumentada para 34 anos e seis meses

Corrida-do-Bob-Esponja-acontecera-no-dia-28-de-jul0017396700202407150610-3

Imagineland 2024 terá ônibus gratuito para transporte do público, em João Pessoa

aaaa

Criança de 4 anos morre atropelada por caminhão após descer de van, na rodovia PB-073

1280x962-20230626174815-Inscrições para o Prouni começam nesta terça-feira

Inscrições para processo seletivo do Prouni começam nesta terça

Foto - Cofeci Refoma Tributária Comissão

Reforma tributária: Presidente do Cofeci celebra conquista histórica

Gervásio e o prefeito de Mataraca, Egberto Madruga

Gervásio Maia participa de reunião na Sudene e destaca aprovação de financiamento

João Pessoa empregos

Ministério do Turismo inclui João Pessoa e Campina entre as Cidades Criativas do Brasil

OAB, vaga de desembargador

OAB-PB registra 21 candidaturas nas eleições para desembargador do TJ; confira a lista