Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB e órgãos parceiros vão fiscalizar comercialização de agrotóxicos na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária (Sedap), o Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea) e a Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba irão fiscalizar a comercialização de agrotóxicos na Paraíba, a partir do próximo mês. Os trabalhos serão acompanhados pelo Fórum Estadual de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos, que será oficialmente reativado no próximo dia 3. As diretrizes foram definidas conjuntamente pelos órgãos interessados no monitoramento e redução dos níveis de defensivos agrícolas nos alimentos consumidos pelos paraibanos.

O o promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente, Saúde e Consumidor, Raniere Dantas, informou que as fiscalizações conjuntas têm o objetivo de averiguar se os locais que comercializam agrotóxicos na Paraíba estão devidamente regularizados, se o receituário agronômico está atendendo às disposições legais e se os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos estão recolhendo as embalagens vazias e dando a destinação adequada ao material. As datas, horários e locais a serem fiscalizados serão definidos.

O assunto foi discutido durante uma reunião com órgãos interessados, no último dia 12, coordenada pelo promotor Raniere Dantas. Participaram da discussão os representantes da Sedap, João Alberto Silveira de Sousa; do Crea, Raimundo Nonato de Sousa; da Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba, José Ribamar Gomes; da Associação de Engenheiros de Segurança do Trabalho da Paraíba, Maria Aparecida Rodrigues Esther; da Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais, Kátia Lemos Diniz, e da Hortaliças Sempre Verde, Walderley Mendes Diniz.

Na reunião, foi feito um contato telefônico com o promotor de Justiça, Francisco Glauberto Bezerra, e com a procuradora do Trabalho, Marcela Asfora, e ficou decidido que, com o apoio deles, será feita a reativação do Fórum Estadual de Combate ao Uso Indiscriminado de Agrotóxicos, ficando acordado o dia 3 de agosto, às 9h, para a realização da reunião de reativação do órgão.

Na reunião, também foi conversado sobre a implantação de mecanismos para a rastreabilidade dos agrotóxicos nos alimentos. Ficou decidido que seria averiguada a possibilidade de um representante da Secretaria de Agropecuária de Pernambuco vir à Paraíba para falar sobre como se deu o processo de implantação da rastreabilidade naquele Estado. O objetivo é buscar informações para iniciar o processo na Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência

Glicério Feitosa, candidato do NOVO a prefeito de Bayeux

Glicério Feitosa cita “péssima” gestão de Luciene e indecisos para vencer eleições em Bayeux

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado