Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPPB e MPF promovem evento no ‘Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF), na Paraíba, promoveram, nesta segunda-feira (10) – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – um evento para discutir a prevenção de um dos maiores problemas de saúde pública na atualidade e que está entre as quatro principais causas de morte no Brasil. Somente na Paraíba, é registrada uma morte autoprovocada a cada 34 horas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.

O evento aconteceu no auditório do MPF, em João Pessoa. Ele faz parte da campanha ‘Setembro Amarelo – vamos falar sobre a vida’, que foi lançada no último dia 28 de agosto, na sede do MPPB, pelas instituições ministeriais, Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa,  Tribunal de Justiça, Associações Brasileira e Paraibana de Psiquiatria e Centro de Valorização da Vida (CVV). O objetivo da campanha é dar visibilidade, durante todo o mês de setembro, ao tema do suicídio, discutir ações viáveis de prevenção ao problema e orientar as pessoas que passam por isso, familiares e amigos sobre a importância de se buscar ajuda profissional nos serviços de saúde.

Participaram do evento a promotora de Justiça Jovana Tabosa e sua assessora, Priscila Serpa, além do procurador da República, José Guilherme Ferraz. Na ocasião, foi apresentado o projeto ‘Ressignificando Vidas – cuidado e prevenção ao suicídio”, de autoria da neuropsicóloga Anne Michelle Paiva, conselheira estadual da Cruz Vermelha Brasileira, na Paraíba.

O projeto foi criado em 2017 e é desenvolvido no Hospital de Trauma de João Pessoa. A iniciativa começou a partir da observação do índice de pessoas que entravam na unidade hospitalar por tentativa de suicídio. Segundo a autora do projeto, apenas em 2017, foram 150 casos, sendo 69 homens e 81 mulheres. Em 2018, nos primeiros oito meses já são 110 entradas de pacientes no Trauma por tentativa de suicídio.

Roda de conversa

Durante o evento, a médica Fernanda Marques promoveu uma ‘roda de terapia comunitária’, uma estratégia de cuidado em saúde mental, em que os participantes são estimulados a expressarem suas inquietações do dia a dia.

Conforme explicou a especialista, a terapia comunitária tem como características a discussão e a realização de um trabalho de saúde mental preventiva de base comunitária. A ideia foi disseminar o conhecimento sobre essa técnica entre familiares e amigos que dela necessitem.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória