Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MPF e Segurança se reúnem para intensificar controle de munições

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Representantes do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba e da Secretaria de Estado de Segurança e da Defesa Social (Sesds) se reuniram nessa quarta-feira (13) para traçar estratégias de fortalecimento do sistema de controle e rastreamento de munições adquiridas pelos órgãos de segurança da Paraíba. O objetivo é aperfeiçoar os sistemas já existentes, a fim de tornar viável a identificação mais precisa das munições.

De acordo com o secretário-executivo da Segurança e da Defesa Social, Lamark Vitor Donato, o encontro atendeu a uma solicitação do MPF diante da necessidade de conhecer o formato de controle das munições que estão sob a responsabilidade das polícias Militar, Civil e Corpo Bombeiros no estado. “Algumas mudanças estão sendo propostas para aumentar o controle desse material e, até o final do semestre, vamos adaptar o nosso sistema já existente para ampliar ainda mais o monitoramento”, comentou o secretário executivo.

“O controle e a rastreabilidade de munições é algo fundamental para qualquer política de segurança pública”, enfatizou o procurador da República Antônio Edílio Magalhães Teixeira. “Nós temos um quadro atualmente em que já há algum controle, mas que necessita ser aperfeiçoado. O primeiro passo para esse processo ocorreu no ano passado, quando foi estabelecido para as indústrias o limite de munições por lote, não podendo ultrapassar a quantidade de 10 mil munições. Dessa forma, viabiliza-se a identificação da munição a partir da marcação existente no cartucho, onde cada tipo de munição tem uma marcação específica”, explicou o membro do MPF.

Também participaram da reunião o secretário executivo da Administração Penitenciária, João Paulo Barros, o gerente executivo de armas e munições da Secretaria da Segurança e da Defesa Social, delegado Carlos Alberto Ferreira da Silva, oficiais da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e gestores da Sesds.

Ofícios aos governadores – Em janeiro do ano passado, o Ministério Público Federal enviou ofícios aos governadores de todos os estados e do Distrito Federal, solicitando informações sobre a existência de sistema de gerenciamento e controle de munições no âmbito das polícias civil e militar e da instituição de segurança penitenciária para apurar a efetividade do controle e rastreabilidade de munições no território nacional, com foco nos artefatos adquiridos por instituições públicas.

O MPF quer saber, especificamente, se as unidades federativas possuem sistema de controle eletrônico e auditável, com registro de eventos como aquisição, reposição, devolução, transporte, distribuição, movimentação, transferência, uso, extravio, furto, roubo, perda e descarte de munições, e se os órgãos de segurança adotam rotina de auditoria com o objetivo de controlar estoques de projéteis.

Inquérito civil – A reunião com a Sesds ocorreu no âmbito de inquérito civil instaurado no ano passado pelo MPF na Paraíba, após ser noticiado que as munições utilizadas para matar a vereadora carioca Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes pertenciam ao Lote UZZ-18 (composto de 2,463 milhões de munições e 24 mil cartuchos), mesmo lote de munições usadas para assaltar a agência dos Correios no município de Serra Branca, no Cariri paraibano, em 2017.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado