MPE rejeita recurso de Rômulo que pedia cassação de Veneziano e Zé Luiz

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público Eleitoral, através da Procuradoria Regional Eleitoral da Paraíba emitiu parecer contrário a um recurso impetrado pela Coligação Por Amor a Campina, do candidato a prefeito de Campina Grande Rômulo Gouveia, contra decisão do juiz da 16.ª Zona Eleitoral da cidade, que julgou improcedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE para apurar “prática de captação ilícita de sufrágio, condutas vedadas aos agentes públicos, bem como abuso do poder político e econômico, em desfavor de Veneziano Vital do Rego Segundo Neto e José Luiz Júnior”.
 
Na AIJE, a Coligação de Rômulo alegou fatos que foram desconsiderados pelo MPE, a exemplo transferência e exoneração de servidor público durante o período vedado; distribuição de medicamentos, dinheiro e cestas básicas durante as eleições; distribuição indevida de material de propaganda eleitoral; aliciamento de eleitores; uso de veículo locado à PMCG na campanha; dentre outros.
 
No Parecer, o MPE rebate as alegações da Coligação de Rômulo, que criticou a decisão do juiz da 16.ª Zona Eleitoral de Campina Grande, acusando “manifesto cerceamento do direito de defesa, sob o argumento de que o magistrado eleitoral negou diligências necessárias para o esclarecimento da lide, para após julgar improcedente a ação por ausência de provas”.
 
Sem cerceamento e sem irregularidades – O MPE diz que “não há que se falar em cerceamento de defesa, porquanto o ilustre magistrado eleitoral justificou o indeferimento de determinadas diligências, sob o argumento de que estes pugnavam pelo esclarecimento de pontos que não estavam sendo abordados na presente ação”.
 
O MPE também diz que “não há o que se falar em irregularidade, uma vez que compete ao juiz o exame do acervo probatório colacionado aos autos”. O órgão cita precedente do Tribunal Superior Eleitoral – TSE, segundo o qual “o princípio do livre convencimento permite ao julgador examinar as provas existentes no processo, segundo critérios críticos e racionais, desconsiderando, eventualmente, aqueles elementos probatórios que não se demonstram essenciais ao deslinde do feito”.
 
O MPE afirma que “não houve especificação de prova testemunhal na peça exordial, assim como não existiu em juízo qualquer depoimento que fizesse referência às pessoas indicadas na fase de diligências”. Também diz que “o magistrado eleitoral deferiu a juntada de documentos que se referiam ao mencionado fato (transferência de servidor público), pelo que também não se pode falar em cerceamento do direito de defesa”.
 
O parecer do MPE lembra que, “em suas contra-razões, Veneziano Vital do Rego rebate todos os argumentos ventilados pelos recorrentes, ressaltando, ainda, que estes não conseguiram fazer qualquer vinculação entre os fatos alegados como irregularidades e a pessoa do primeiro recorrido. Por fim, pugna pelo desprovimento do recurso”.
 
No Parecer, o MPE elenca, uma a uma, as razões pelas quais decidiu por indeferir o pedido da Coligação de Rômulo Gouveia, mantendo a decisão do juiz da 16.ª Zona Eleitoral. “Ante ao exposto, o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pela rejeição da preliminar e, no mérito, pelo desprovimento do presente recurso”.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Réveillon promovido pela Prefeitura de João Pessoa reúne multidão na orla

Fábio Nogueira assume a Presidência do TCE nesta sexta-feira

Anteriores

fba006f8-6787-4011-8ee9-d84585fe0491

Governo da Paraíba investe na ampliação da assistência materno-infantil

Paraibano-esta-desaparecido-ha-mais-de-um-mes-apos0017715000202412111634-8

Paraibano desaparecido em Paris é encontrado e preso pelo Interpol por tráfico de drogas

Chuva-forte-em-Joao-Pessoa-e1588539319454

Inmet emite dois alertas de chuvas intensas para municípios da Paraíba

WhatsApp Image 2025-01-13 at 16.41.46

João reúne em almoço sua base aliada com 146 prefeitos, 5 deputados federais e 23 deputados estaduais

ada

Suspeito de matar mãe da namorada em Pilões é preso

bloco7

Blocos carnavalescos já podem solicitar autorização para desfilar em João Pessoa

MEI, cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista, DET

Declaração do MEI 2025: documento com dados de faturamento já pode ser enviado à Receita

joaoobras

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

Velório de Júlio Aurélio reúne autoridades que destacam o legado de justiça e humanismo

WhatsApp-Image-2025-01-08-at-1.58.00-AM-scaled

Fim de semana tem 88 pessoas detidas e 24 armas de fogo apreendidas na Paraíba