Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP recomenda medidas para evitar troca de corpos em sepultamentos em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação à prefeitura de João Pessoa com providências a serem adotadas pelos serviços de inumação (sepultamento) da Capital, entre elas a identificação dos corpos. Na recomendação, a 48ª promotora de justiça Maria das Graças Azevedo, que atua na defesa da saúde, requisita um levantamento e acompanhamento da capacidade da área cemiterial do município e um plano de contingência.

A promotora recomendou que a prefeitura adote providências para zelar pela identificação dos corpos, quanto ao registro da localização em que o corpo foi inumado, fazendo constar no registro de óbito, com comunicação imediata ao Cartório de Registro de Óbito do Município, com objetivo de evitar o fenômeno do desaparecimento pós-pandemia.

Em relação a vítimas não-identificadas ou que foram identificadas, mas não tiverem seus corpos reclamados por familiares, a prefeitura deve seguir os mesmos procedimentos de identificação utilizados pela Polícia Judiciária, em caráter prioritário, fazendo constar, da declaração, informações como estatura, cor da pele, medida do corpo, sinais aparentes, idade presumida, vestuário e, em sendo possível, foto da face, impressão datiloscópica e qualquer outra indicação que possa auxiliar posterior reconhecimento.

Ainda com relação a vítimas não identificadas ou não reclamadas, a prefeitura deve assegurar que os restos mortais não sejam levados à cremação, mas, sepultados, o que possibilitará exumação para cadáveres não-identificados em eventual posterior confirmação de identidade. Além disso, devem ser consultados os registros de pessoas registradas como desaparecidas. O enterro deve ser individual para garantir que, após a emergência, os familiares possam acessar o local exato do enterro de seus entes, para realizar rituais funerários e seu processo de luto.

Enterros – Em relação aos enterros, a prefeitura deve garantir que se mantenha a urna funerária sempre fechada; em ambiente aberto e ventilado; evitando, especialmente, a presença de pessoas que pertençam ao grupo de risco; não permitir a presença de pessoas com sintomas de males respiratórios; cobrar a utilização de máscara por todos os presentes; permitir a duração de até 30 minutos; respeitar a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre as pessoas e com o número máximo de 10 indivíduos presentes.

Também deve assegurar, tanto quanto possível, que os cemitérios recebam, em local adequado e especificamente destinado ao efeito, cadáveres durante as 24 do dia e, se possível, realize sepultamentos em horário estendido. Além disso, a capacidade dos cemitérios deve ser ampliada.

A promotora destaca que velórios e funerais de pacientes confirmados ou suspeitos de covid-19 não são recomendados devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados e que a medida é vista como fundamental para não aumentar os impactos sociais e econômicos ocasionados pela pandemia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta