MP libera realização de shows no Espaço Cultural até a meia-noite

A realização de shows e eventos na Praça do Povo do Espaço Cultural José  Lins do Rego, em João Pessoa, pode ir até um pouco mais tarde. A Fundação Espaço Cultural (Funesc), reunida com moradores do bairro de Tambauzinho, e o Ministério Público acordaram, em uma audiência pública ocorrida na tarde de ontem, que os eventos realizados na Praça do Povo podem acontecer, de domingo a quarta, até as 23 horas, e quinta, sexta e sábado, até a meia-noite.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) havia sido assinado em setembro de 2007, delimitando o horário de eventos na Praça do Povo, após os moradores do entorno do Espaço Cultural reivindicarem medidas de contenção da poluição sonora no local. O TAC anterior disciplinava o horário para realização de exposições e feiras entre 8h e 20h, e até 22 horas para shows e apresentações musicais no palco da Praça do Povo.

Fizeram parte da audiência o presidente da Funesc, Maurício Burity, o procurador do meio-ambiente, José Farias de Souza Filho, diretores da Funesc e aproximadamente 30 moradores de residências próximas ao Espaço Cultural. Em contrapartida, a Funesc, irá aumentar o número de serviços que presta à comunidade, como a criação de uma pista para a prática de caminhadas e exercícios físicos, em área coberta. 

O presidente da Funesc, Maurício Burity, comentou a importância da ampliação do horário: “A Funesc tomou a iniciativa de se reunir com o Ministério Público e a comunidade para esta conversa em que, quem saiu beneficiado foi a cultura da Paraíba e o acesso do povo paraibano ao melhor da arte”.

Para o presidente da Funesc, o acordo faz com que o Espaço Cultural volte a ocupar espaço na agenda nacional, e até internacional, de grandes artistas. “É bom frisar que, em momento algum, a medida transforma o Espaço Cultural em uma casa de shows, mas em um espaço amplo para a promoção da arte e da cultura”, pondera Maurício. 

O termo será publicado no Diário da Justiça do Estado, na página do Ministério Público.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.