Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP lança “Guia Prático do Conselheiro Tutelar”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba lançou, na manhã desta sexta-feira (7), o “Guia Prático do Conselheiro Tutelar”. O impresso pretende qualificar a atuação dos conselhos tutelares e fortalecer a rede de proteção dos direitos da infância e adolescência, em todo o Estado.

O guia foi elaborado por uma equipe multidisciplinar do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação do Ministério Público de Goiás e reproduzido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPPB. Na primeira tiragem, foram impressos mil exemplares que serão distribuídos aos conselhos tutelares, em toda a Paraíba, durante os cursos de capacitação permanentes promovidos pelo MPPB, ao longo do ano.

O promotor de Justiça que coordena o 2° Centro de Apoio Operacional (Caop), Luís Nicomedes, disse que os próximos cursos de capacitação de conselheiros tutelares promovidos pela instituição passarão a ter um material uniformizado. “O guia é um dos instrumentos que vão servir para a aplicação do curso em todo o Estado. O MP e o Conselho Tutelar devem trabalhar em parceria. Para o conselheiro tutelar desempenhar melhor suas funções, ele tem que conhecê-las e nada melhor do que o MP para orientar nesse trabalho”, disse.

Parcerias

A publicação do “Guia Prático do Conselheiro Tutelar” é uma parceria entre os Ministérios Públicos goiano e paraibano. Na avaliação dos procuradores-gerais de Justiça dos dois MPs, essa união é uma estratégia importante para proteger e promover os direitos de crianças e adolescentes.  “Os conselheiros tutelares, normalmente, chegam ao cargo sem conhecimento do que podem fazer e do trabalho a desempenhar. O guia foi lançado há um ano em Goiás e já temos visto resultados. Distribuímos um para cada conselho e depois tivemos que fazer mais porque cada conselheiro queria o seu. Já estamos percebendo certo grau de profissionalismo na atuação do conselheiro a partir das orientações do guia”, comemorou o procurador-geral de Justiça de Goiás Eduardo Abdon Moura.

Outros projetos desenvolvidos pelo MP goiano nessa área são o “Manual do Fundeb” (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e, mais recentemente, o curso de capacitação a distância para conselheiros tutelares. O curso é organizado em palestras disponibilizadas em seis DVDs. De acordo com Abdon, o material pode ser reproduzido livremente. “A idéia é distribuir um para cada conselho tutelar. Esses vídeos complementam o “Guia Prático do Conselheiro Tutelar”, acrescentou.

O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, por sua vez, disse que é atribuição do MP “zelar pelo cumprimento do artigo 132 do ECA” (Estatuto da Criança e do Adolescente). Esse artigo determina a presença em cada município de, no mínimo, um conselho tutelar. “Pela relevância desse serviço, precisamos unir forças, sermos unos no combate às violações e descumprimentos dos direitos das crianças e dos adolescentes. Criar os conselhos tutelares é tarefa não tão complexa, mas, mantê-los equipados, capacitados e estruturados, funcionando a contento, é um desafio. Contribuir para o sucesso da missão dos conselheiros tutelares é objetivo perseguido pelo MP”, destacou.

O Guia Prático

O “Guia Prático do Conselheiro Tutelar” possui 118 páginas. Além de conceitos teóricos, o guia traz situações práticas para orientar o dia a dia do conselheiro tutelar.  Com a publicação, eles são capacitados a reconhecer, por exemplo, o que é um caso relevante para o Conselho Tutelar, como entender e encaminhar um caso prático, quais são as habilidades necessárias para desempenhar a função e como fazer a requisição de um serviço público nas áreas da saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança. O guia também disponibiliza modelos de documentos (como representações, requisição de certidão de nascimento e de óbito de crianças e adolescentes, notificação, termo de visita de inspeção, etc.) e um roteiro de visita a entidade de atendimento.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado