Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP e Secretaria da Segurança discutem proteção de pessoas ameaçadas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O promotor de Justiça Bertrand Asfora, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias Criminais e das Execuções Penais da Paraíba (CaoCrim), e o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Cláudio Coelho Lima, se reuniram no final da manhã desta sexta-feira (18) para tratar sobre duas parcerias a serem implementadas entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o governo do estado. A reunião aconteceu nas dependência do Núcleo Criminal do MPPB.
 
A primeira parceria será a criação do Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas (Provita) no estado da Paraíba. “Foi uma primeira reunião bastante promissora e vamos ampliar a discussão”, ressalta o promotor Bertrand Asfora, informando que uma outra reunião será realizada em fevereiro, com a presença de representantes da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Presidência da República.
 
O Provita tem por finalidade fornecer apoio jurídico, psicossocial, proteção à integridade física de testemunhas, vítimas e familiares de vítimas de violência que estiverem sendo ameaçadas. “A proteção é garantida às pessoas que, por meio de seus testemunhos, possam ajudar na resolução de crimes, no combate a violência e à impunidade”, adianta Bertrand. O Provita está previsto na Lei federal 9.807, de 13 de julho de 1999.
 
O outro tema da reunião, que ainda contou com as presenças da ouvidora de Polícia da Paraíba, Valdênia Aparecida Paulino Lanfranchi, e de representante da Secretaria do Trabalho e Ação Social da Paraíba, foi o estudo visando a assinatura de um termo de cooperação entre o Ministério Público da Paraíba e a Polícia Civil paraibana na criação da Câmara Técnica de Articulação dos Sistema Criminal, da Secretaria da Segurança Pública.
 
A Câmara Técnica de Articulação, com a participação do MPPB e do Poder Judiciário, está prevista no plano estratégico do governo estadual e será criada e instalada ainda neste primeiro semestre, conforme prevê o secretário Cláudio Lima. “Na prática, poderemos ter um promotor trabalhando junto aos gestores dessas câmaras em todo o estado”, afirma Bertrand Asfora.
 
Os promotores de Justiça do MPPB deverão atuar em conjunto com as Polícias Civil e Militar e o Poder Judiciário no combate à criminalidade e na resolutividade dos crimes ocorridos no estado, visando a agilidade nos inquéritos e dissipando a sensação de impunidade por parte da população, de acordo com uma proposta apresentada pelo MPPB.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio