Movimento realiza nesta quinta-feira ‘velório’ da gestão de Valdiney Gouveia na UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O movimento autônomo Ocupa UFPB realiza nesta quinta-feira (17) o ‘velório da intervenção’ para comemorar o fim da gestão do professor Valdiney Gouveia e da professora Liana Filgueira na Universidade Federal da Paraíba. O velório simbólico acontece a partir das 15h, quando o cortejo sairá da Reitoria até o CCHLA.

“No dia 4 de novembro de 2020, Valdiney Gouveia, candidato que não recebeu nenhum voto nos 3 Conselhos Superiores e ficou em último lugar na consulta à comunidade, foi nomeado por Bolsonaro como interventor da UFPB, para implementar sua agenda reacionária na administração central da nossa Universidade”, diz o movimento ao anunciar o ‘velório da intervenção na UFPB’.

Segundo o movimento, ferindo a autonomia universitária, a gestão de Valdiney Gouveia e aliados atuaram ilegitimamente enfraquecendo os conselhos universitários, perseguindo docentes, técnicos e estudantes, sucateando ainda mais a assistência estudantil, implementando a gestão da fome com o RU mais caro do Brasil e criando uma guarda universitária que, ao invés de patrimonial, se mostrou patrimonialista, violenta e extremamente autoritária. Além disso, a administração foi marcada pela falta de transparência e excesso de burocracia.

“Durante esses quatro anos de intervenção, o movimento autônomo da UFPB foi a única força capaz de enfrentar diretamente essa gestão, com ocupações, atos, com a reativação do DCE e das representações estudantis nos conselhos universitários. Com a nomeação das reitoras legítimas e reeleitas, Terezinha e Mônica, a intervenção está chegando ao fim. Nesta quinta-feira, às 15h, faremos o Velório da gestão fascista na Reitoria da UFPB”, diz o movimento em postagem nas redes sociais.

O ato acontece três dias após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomear a professora Terezinha Domiciano como nova reitora da UFPB, mandato que começa a partir do dia 12 de novembro.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Fraternidade Sem Fronteiras realiza encontro em João Pessoa com grandes nomes e programação cultural

Anteriores

marcosmelo

Corregedoria abre procedimento para afastar temporariamente defensor de Guarabira

Cícero nas obras do hospital veterinário de JP

Cícero Lucena reformula composição de secretariado

Cagepa PB

Mais de 18 mil clientes já negociaram débitos na campanha da Cagepa

fachada-mppb-site

Projeto do MPPB que combate corrupção no serviço público já foi executado em 56 municípios

ilustrativa_cristo

Polícia Militar apreende 22 armas de fogo no fim de semana na Paraíba

2018-01-28

Escola Bilíngue Dom José Maria Pires abre seleção para novos alunos para o ano letivo 2025

57c75e489a2d8db4017cb4fb10be8ac9

Na Paraíba, MPF denuncia cinco pessoas por organização criminosa e descaminho

aa3w

Paraíba ganhará Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem este ano

Flávio Andradde (1)

Flávio Andradde leva o show “Aproveite a Festa” ao Teatro Pedra do Reino no sábado

aaaa

Hugo Motta e Elmar Nascimento participam de evento com empresários em Lisboa