Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morte de Marisa Alverga gera luto de três dias em Guarabira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Morreu na manhã deste sábado, 18, em Guarabira, a poetisa, ex-secretária de Cultura, ex-presidente da Academia Guarabirense de Imprensa e radialista Marisa Alverga, de 83 anos. As primeiras informações dão conta de que ela teve complicações decorrentes de uma cirurgia no aparelho digestivo à qual foi submetida dois dias atrás.

Marisa foi secretária de Cultura de Guarabira na gestão de Zenóbio Toscano. Por causa de seu falecimeto, o prefeito Marcus Diogo decretou luto oficial de três dias. “Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento da nossa grande poetisa, Marisa Alverga. Em vida, foi uma colaboradora da cidade de Guarabira, amante das letras e das artes. A cultura guarabirense hoje amanhece mais triste. Amiga do nosso saudoso Zenóbio, juntos ajudaram a desenvolver muitos dos nossos equipamentos culturais existentes em nossa cidade. Nossos sentimentos e respeito a toda sua família. Em sua homenagem, decretamos luto oficial de três dias no município.”, frisou o prefeito.

O secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Tarcísio Pereira, também emitiu uma nota de pesar pela morte de Marisa:

“A Secretaria de Cultura e Turismo do município de Guarabira, em nome dos artistas guarabirenses e dos seus colaboradores, vem manifestar os votos de Profundo Pesar pelo falecimento da professora, escritora, poetisa e gestora cultural Marisa Alverga Cabral, ocorrido na manhã deste sábado, 18 de setembro de 2021.

Além dos inúmeros trabalhos realizados em vários setores ao longo das décadas, notadamente no segmento das artes e incentivo à criação, Marisa Alverga se destacou por seu trabalho como titular desta Secretaria de Cultura, na primeira gestão de Zenóbio Toscano como prefeito de Guarabira, na década de 80, e ainda nos dois mandatos da ex-prefeita Léa Toscano.

A passagem de Marisa Alverga pela Secretaria de Cultura foi marcada por importantes ações formativas e inserção dos artistas guarabirenses em diversas atividades, além de estabelecer parcerias com outras instituições e com estudantes da rede pública de ensino.

Por curiosa coincidência, numa data como a de hoje (18 de setembro), no ano de 2007, Marisa Alverga Cabral recebeu a mais alta comenda cultural da Paraíba, em sessão na Assembleia Legislativa deste Estado, ao ser distinguida com a Medalha Augusto dos Anjos, numa propositura do então deputado e seu amigo pessoal, o saudoso Zenóbio Toscano de Oliveira.

Naquela ocasião na Assembleia Legislativa, o então deputado Zenóbio Toscano declarou em seu pronunciamento: “Poucas vezes esta Casa praticou um gesto com tanto sentimento de justiça, como o fez, por unanimidade, com a nossa propositura, para a concessão da comenda Augusto dos Anjos, o paraibano do século, à ativista cultural Maria da Luz Alverga Cabral, a “Marisa dos sete instrumentos”.

São os votos de pesar e reconhecimento de todos que fazem a Secretaria de Cultura de Guarabira, para seus familiares e amigos.”

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT