Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morre o professor Aluísio Costa Filho, da UFPB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Faleceu nesta quarta-feira (27) o professor Aluísio Costa Filho, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aluísio Costa Filho era especialista em habitação, défice e construção. De acordo com o professor Antônio Vilar, diretor do Centro de Tecnologia, a morte de Aluísio  se deu a um quadro de insuficiência cardiorrespiratória consequente do Covid-19. Aluísio estava internado na UTI do Hospital da Unimed, em João Pessoa. “Perdemos uma pessoa muito querida e um grande professor”, comentou Antônio.

A UFPB, por meio da direção do Centro de Tecnologia, divultou uma nota informando, com pesar, o falecimento do professor.

“A UFPB, através do Centro de Tecnologia, presta condolências e solidariedades aos familiares e amigos do professor”, diz a nota.

Aluísio se formou pela UFPB em 1982, em Arquitetura e Urbanismo, e, logo em seguida, se tornou mestre em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), contribuindo com a análise do déficit habitacional brasileiro.

Em 1992, iniciou sua colaboração como professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, no campus I, em João Pessoa, lecionando em vários cursos do Centro de Tecnologia e sendo responsável por diversas disciplinas relacionadas à prática profissional, em especial, disciplinas de representação assistidas por computador.

Ainda em 1992, ingressou no grupo de Assessores da UFPB, na elaboração do Plano Diretor do município de João Pessoa, prestando relevante contribuição.

Também coordenou os recursos de informática do Centro de Tecnologia da UFPB para a implantação dos Laboratórios de Informática e Computação Gráfica, área que dominava com maestria e na qual estava em plena atividade.

Em 1994, também integrou a equipe técnica da UFPB que elaborou os projetos de habitação e agrovilas para populações beneficiadas em programas de reforma agrária.

Professor Aluísio Costa Filho exerceu com muita eficiência atividades de gestão junto ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, participando de comissões de trabalho e sendo o Chefe do Departamento de 2013 a 2015.

Além das atividades profissionais, o professor Aluísio Costa Filho também participou de entidades profissionais, contribuindo com questões relacionadas à legislação profissional dos arquitetos e urbanistas, que culminou em seu conselho próprio.

Antes de ingressar como docente da UFPB, exerceu atividades na Prefeitura Municipal de João Pessoa, na Coordenação Geral de Planejamento, de 1987 a 1988, e junto à Secretaria de Planejamento (SEPLAN) até 1992.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos

Draco hoje

Policial Civil é baleado durante operação para desarticular depósito de armas em Cabedelo

Vitor Hugo, Plenária do Avante

Vitor Hugo e André Coutinho lotam clube em Cabedelo na 1ª plenária do Avante

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023