Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Moro cede a “alguns segmentos” e recua em nomeação de pesquisadora

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, nesta quinta-feira (28), ter revogado a nomeação da pesquisadora Ilona Szabó de Carvalho, diretora do Instituto Igarapé, para uma cadeira de suplente no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Segundo a nota do ministério, comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro, a decisão foi tomada “diante da repercussão negativa em alguns segmentos”.

Desde o início do ano, Szabó vinha aparecido com frequência em veículos de comunicação para se posicionar contra o novo decreto de facilitação da posse de armas, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e elaborado pela equipe de Moro. No Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, a pesquisadora foi convidada para uma mesa-redonda ao lado de Moro e dois debatedores estrangeiros sobre crime organizado internacional.

A nomeação dela, no entanto, atraiu a ira de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais, especialmente no Twitter. A decisão chegou a ser criticada por alguns políticos, como o deputado federal Paulo Martins (PSC-PR), membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e indicado para a relatoria da Medida Provisória 871, a chamada MP antifraudes, que é parte do pacote da reforma da Previdência. “O grande homem [Moro] é corajoso, mas também sabe reconhecer o erro. Bandidos estão tristes. A tristeza dos bandidos é a alegria do Brasil”, escreveu o parlamentar após o recuo.

Autora de dois livros sobre segurança pública, Ilona coordenou, por 5 anos, a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, um fórum fundado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e outros líderes mundiais que defendem reformulação nas políticas de enfrentamento às drogas. Ilona afirmou no Twitter, logo após a edição do decreto das armas, que “todos nós queremos viver em um país mais seguro, mas essa segurança não virá com um maior armamento de civis”.

Logo após a eleição de Bolsonaro, em outubro do ano passado, Ilona foi uma das 700 signatárias de um manifesto chamado “Democracia Sim”, documento que reuniu celebridades e pessoas notórias que se posicionaram contra o presidente recém-eleito. Com esta assinatura, grupos de bolsonaristas fizeram circular, pelo WhatsApp, mensagens que pediam o “boicote” de Ilana e dos demais signatários, chamados de “pilantras”.

O CNPCP, órgão para o qual Szabó havia sido nomeada como suplente, tem caráter apenas consultivo e seus membros não são remunerados. Moro afirmou que havia nomeado Szabó “pelos relevantes conhecimentos da nomeada na área de segurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé”, e pediu desculpas pelo recuo.

Congresso em Foco

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco