Cerca de mil moradores, líderes comunitários e comerciantes do município de Soledade, com faixas e cartazes, interditaram a BR-230 das 8hs às 11hs desta sexta-feira (23) em protesto contra a violência no município. A mobilização provocou um fila com mais de 1.500 veículos. Segundo o deputado Frei Anastácio (PT), o povo de Soledade, a exemplo de outras cidades, não suporta mais tanta violência sem nenhuma ação de plano de segurança do governo do estado da Paraíba.
“O objetivo de fechar a principal via de acesso ao Sertão e a Campina Grande, foi para informar aos motoristas a situação em que está a população do município, e para chamar a atenção do governo do estado. Em dezembro do ano passado, foi realizada uma reunião com o secretário de segurança pública. Ele prometeu tomar providências e nada foi feito. Por isso, os moradores estão revoltados”, disse Frei Anastácio.
Segundo os moradores,os assaltos são freqüentes tanto na zona urbana quando na rural, os furtos e arrombamentos também são freqüentes e não há estrutura de segurança adequada para coibir a ação cada vez mais freqüente dos criminosos.
“Para se ter uma idéia, na cidade, que é pólo, só existem quatro policiais para dar segurança a uma população de 50 mil habitantes que dependem de Soledade. O governo do estado tem que agir rápido. As pessoas estão assustadas e pedem socorro”, disse o parlamentar.
A última reunião, com o secretário de segurança, segundo os moradores, foi acertado que o governo do estado criaria uma estrutura chamada região integrada de segurança, com participação da PM Polícia Civil e Bombeiros.Mas, até agora,depois de três meses,na aconteceu.