Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mobilização contra a dengue é realizada em 5 bairros de JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cerca de 400 profissionais da rede municipal de saúde participam neste sábado (26) de uma mobilização de combate à dengue em cinco distritos sanitários de João Pessoa, das 8 às 12h. A ação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende abranger 2 mil domicílios nos bairros de Jaguaribe, Bessa, Varadouro, Bancários e Geisel, além de desenvolver atividades educativas com a população local.

Os profissionais de saúde irão se concentrar em pontos estratégicos como o Centro de Comércio e Serviços do Varadouro, a Praça da Paz nos Bancários, em frente ao supermercado Todo Dia, na Avenida Valdemor Galdino Nazareno, no bairro do Geisel, na praça Wanda Braga de Lucena, situada na Rua Fernando Luiz Henrique dos Santos, no Bessa, e na praça Castro Pinto, na avenida João Machado, em Jaguaribe.

A partir desses pontos, os Agentes de Saúde Ambiental (ASA) vão realizar visitas casa a casa e os demais profissionais distribuirão panfletos e anotarão as denúncias sobre possíveis pontos de focos de dengue por parte dos usuários. “É importante que cada morador tenha conhecimento das ações educativas e das visitas nos municípios para atuarem junto aos profissionais da saúde, multiplicando estas informações com familiares e vizinhos”, destacou Talita Tavares, diretora da Vigilância Epidemiológica da SMS.

A iniciativa, que ocorre em paralelo ao lançamento da campanha estadual de combate à dengue, contará com as presenças do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, do governador Ricardo Coutinho e da secretária adjunta de Saúde do município, Adriene Jacinto, durante as atividades no Centro de Comércio e Serviços do Varadouro. “O município de João Pessoa busca potencializar ações por ter o entendimento que a comunidade bem informada é o maior ganho na prevenção dos focos do mosquito transmissor da dengue”, complementou Talita.
        
Ações contra a dengue – A mobilização faz parte do plano de contingência contra a dengue na Capital, elaborado desde outubro de 2010, que abrange ações educativas, preventivas e de combate. Apenas no mês de fevereiro deste ano, cerca de 1.900 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e agentes comunitários, estão participando de capacitações para melhorar o atendimento à população e agilizar a detecção de novos casos.

Além das capacitações, Talita Tavares destacou que estão sendo feitos arrastões e práticas educativas nas comunidades. “Cada distrito, de acordo com sua articulação, entra em contato com líderes comunitários, usando escolas e espaços da comunidade para estimular ações preventivas, buscando a prevenção à dengue”, informou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

1713220734661dac7e30ef1_1713220734_3x2_lg

Unimed manda cancelar plano de saúde de idosa de 102 anos

alph-ufpb (1)

Caso Alph: Ex-namorada é julgada pela morte de estudante da UFPB

Unimed JP 1

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar

Gervásio Maia, deputadoo

Projeto de Gervásio quer garantir fornecimento gratuito de repelentes para inscritos no CadÚnico

Vitor Hugo e Wallber Virgolino

Vitor Hugo diz que se Wallber entrar em bairro de Cabedelo será metralhado; deputado reage

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio tem ‘boa evolução’ em quadro de saúde, mas permanece na UTI

PF Operação imagem falsa

PF cumpre mandados em João Pessoa e Campina Grande contra abuso sexual infantil na internet

TRE-PB, Cenatal

Justiça Eleitoral da Paraíba amplia horário de atendimento aos eleitores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Lula nomeia Roberto D’Horn como juiz titular do TRE-PB

Ônibus com torcedores do Souza atacado

Operação prende torcedores do Treze por ataque a ônibus da torcida do Sousa