Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Miocardiopatia hipertrófica não tem cura, mas tratamento ajuda a aliviar os sintomas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A miocardiopatia hipertrófica é uma doença grave que leva ao aumento da espessura do músculo cardíaco, deixando-o mais rígido e com maior dificuldade em bombear o sangue, podendo levar à morte.

Embora a miocardiopatia hipertrófica não tenha cura, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas e a evitar o agravamento do problema, prevenindo complicações como uma arritmia cardíaca e, consequentemente, uma parada cardíaca.

Na maior parte dos casos, a miocardiopatia hipertrófica não apresenta qualquer sinal ou sintoma, sendo, muitas vezes, identificada numa consulta cardiológica de rotina. No entanto, algumas pessoas podem sentir: falta de ar, especialmente ao fazer esforços físicos; dor no peito, principalmente durante o exercício físico; palpitações ou sensação de batimentos cardíacos rápidos; tontura; visão turva; cansaço excessivo.

Assim, quando surge algum desses sintomas é aconselhado ir ao médico para fazer os exames necessários (como eletrocardiograma e o ecocardiograma, que ajudam a identificar o problema) e iniciar o tratamento adequado. Outros exames podem ser realizados, tais como: teste na esteira, Holter de 24 horas e ressonância magnética do coração.

Normalmente, com o avançar da idade, ocorre o enrijecimento do coração, também é comum que ocorra aumento da pressão arterial e até arritmias, devido à alteração dos sinais elétricos no músculo cardíaco. A fibrose miocárdica é uma área do músculo que fica pouco complacente e com isso aumenta a chance de arritmias cardíacas e morte súbita.

Miocardiopatia hipertrófica acomete cerca de uma em cada 500 pessoas

A miocardiopatia hipertrófica acomete cerca de uma em cada 500 pessoas, requer acompanhamento médico para avaliar o risco que essa hipertrofia do músculo cardíaco pode levar. A prevenção da morte súbita, nesses casos, é feita com o implante de um dispositivo cardíaco denominado Cardioversor Desfibrilador Implantável (CDI). Tal dispositivo é um tipo de marca-passo colocado no coração para que, em caso de uma arritmia maligna com risco de morte súbita, ele dê um choque direto no coração do paciente revertendo automaticamente a arritmia e evitando consequentemente uma parada cardíaca.

O desfibrilador implantável monitora o ritmo cardíaco 24 horas por dia. Se o coração estiver batendo muito rápido ou de forma irregular, o dispositivo envia pequenos sinais elétricos indolores para corrigir o ritmo cardíaco. Se o ritmo cardíaco continuar acelerado, o desfibrilador aplica um choque para trazer o ritmo cardíaco de volta ao normal.

Pacientes com miocardiopatia hipertrófica têm um risco maior de desenvolver sintomas graves de covid-19, sendo, portanto, considerados portadores de comorbidades. Em 8 de maio de 2020, o Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) relatou o caso do primeiro gato infectado com Sars-CoV-2 na Espanha. Tratava-se de um gato de 4 anos denominado Negrito, que vivia com família afetada pelo covid-19, com um caso de morte. Coincidindo com esses fatos, o animal apresentava graves dificuldades respiratórias e foi encaminhado a um hospital veterinário em Barcelona, onde foi diagnosticado cardiomiopatia hipertrófica.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta