Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministro dos Transportes abre sincicância para apurar denúncias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, divulgou nesta segunda-feira, 4, nota na qual informa que foi instituída uma comissão de sindicância investigativa para apurar as supostas irregularidades na pasta, denunciadas pela revista Veja no fim de semana. A decisão será publicada hoje no Diário Oficial da União por meio da portaria 154. Foi estabelecido o prazo de 30 dias para a conclusão da investigação. Para a condução dos trabalhos da comissão foram designados três servidores.

 
Reportagem publicada pela revista Veja revela o funcionamento de um esquema montado nos Transportes baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. A maior parte dos desvios, segundo a Veja, ia para o PR, partido presidido pelo ministro Alfredo Nascimento, e uma parcela era distribuída aos parlamentares dos Estados onde a obra era realizada.
 
Nascimento informou também que encaminhou ao ministro Jorge Hage, da Controladoria-Geral da União (CGU), um pedido de instauração de auditoria nos contratos mencionados na reportagem. O pedido foi enviado por meio do aviso 089. Em outro aviso, sob o número 1238, Nascimento pede ao presidente do Conselho de Administração da Valec que delibere sobre o afastamento preventivo do diretor-presidente da companhia, José Francisco das Neves, até a conclusão das investigações.
 
O ministro dos Transportes também se colocou à disposição do Congresso Nacional para prestar os esclarecimentos sobre o caso e informou que a execução das obras em questão seguirá o curso normal. Nesta segunda-feira, 4, Nascimento recebeu parlamentares do PR para esclarecer o caso e obter apoio. A reunião está sendo realizada na sede do ministério.
 
Substitutos. O Ministério dos Transportes anunciou que Felipe Sanches, atual diretor financeiro da Valec, vai acumular a presidência da empresa durante o afastamento de Neves do cargo. Foi anunciado também que o diretor executivo do DNIT, José Enrique Sadok, assumirá a diretoria geral do órgão, substituindo Antônio Pagot. Por fim, Wilson Wolter Filho, assessor especial do ministro dos Transportes, torna-se chefe de gabinete, no lugar de Mauro Barbosa Silva. Todos eles foram afastados dos cargos após denúncias de corrupção envolvendo a Pasta.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário