Ministro diz que Centro de Convenções elevará JP à pólo internacional

O governador José Maranhão e o ministro do Turismo, Luiz Barretto, assinaram hoje em Campina Grande, um convênio que garantirá recursos na ordem de R$ 9 milhões para o Centro de Convenções de João Pessoa. Os serviços da obra foram iniciados em setembro deste ano, graças ao empenho do próprio governador José Maranhão. “João Pessoa já é um pólo de turismo brasileiro e pode dar um salto de qualidade para ser um pólo internacional com o Centro de Convenções”, afirmou o ministro.

“Esse Centro será importante para a preparação de João Pessoa e da Paraíba para a Copa do Mundo de 2014. Vocês estão entre as sedes de Natal (RN) e de Recife (PE) e podem e devem ter grandes oportunidades de negócios. Nós estamos dando um pontapé inicial graças à parceria com o governador Maranhão”, ressaltou Barretto, destacando que Maranhão é “amigo e parceiro do presidente Lula”. Ele disse estar certo de que a Paraíba pode e tem condições de abrigar uma seleção de futebol.

Antes de desembarcar em Campina Grande, a convite do governador Maranhão, Luiz Barretto visitou as obras do Centro de Convenções, em João Pessoa. Ele se mostrou entusiasmado e satisfeito com a obra. Afirmou que o governador pensa o futuro da Paraíba e do turismo quando decide pela realização de uma obra como a do Centro de Convenções. “Julgo aquilo muito importante e que será um indutor de todo um pólo turístico”.

Parceria com Lula – O ministro destacou ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabe da importância do Centro de Convenções e da parceria com o governador José Maranhão. A autoridade federal esteve em Campina Grande para conhecer a Feira da Prata, construída em parceria com o ministério do Turismo e o Governo do Estado. Na visita, esteve acompanhado do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo, do governador Maranhão e do vice-governador Luciano Cartaxo.

Luiz Barretto também recebeu o título de Cidadão Campinense, em solenidade na Câmara Municipal, e assinou convênios que destinarão recursos para a construção do Mercado Central e reforma na estrutura do Parque do Povo.

Investimentos na PB – “Essa parceria com o governador José Maranhão é fundamental. Está todo mundo remando na mesma direção”, destacou Luiz Barretto, informando que o Ministério do Turismo tem investidos mais de R$ 20 milhões no Estado, através de convênios. Para 2010, o ministro disse que “vai trabalhar o orçamento” para garantir mais recursos. “Tenho certeza de que teremos novidades boas para 2010”, disse.

Luiz Barreto fez questão de dizer que o governador José Maranhão vai reforçar o trabalho de investimentos do Governo Federal e do Estado em Campina Grande. “Coisa que não acontecia no passado”. E elogiou o governador: “Essas obras que estamos assinando aqui (em Campina Grande) são fruto do trabalho do governador quando ainda era senador. Não é de agora que ele está trabalhando. E a gente está dando concretude aquilo que foi iniciativa de Maranhão e nossa também”.

Nova realidade – O governador José Maranhão disse que agora a realidade é outra. Ele se referia à falta de investimentos pelo governo anterior em Campina Grande. “Trabalhando em favor de Veneziano, estamos trabalhando em favor do povo de Campina Grande e da Paraíba”. Disse que Campina é um grande centro regional da economia paraibana.

Maranhão afirmou que a obra do Centro de Convenções é o ponto de partida para o desenvolvimento do turismo na Paraíba. “Até então, o turismo da Paraíba vinha caminhando timidamente, não correspondendo ao potencial que oferece para o desenvolvimento de atividades turísticas”. Ele demonstrou a preocupação em buscar soluções para desenvolver o turismo também no interior do Estado. Ele citou como exemplo a construção da PB 104, que liga Campina Grande a Pernambuco. “Dentro de poucos dias estaremos abrindo a licitação”, informou.

O governador José Maranhão afirmou que as parcerias potencializam a aplicação dos recursos. “Aqui um mais um não é igual a dois, mas a 20, a 200, 20 mil”, ressaltou. Ele afirmou que o governo tem várias parcerias com a Prefeitura de Campina Grande. “Nós entendemos que a parceria é melhor que um trabalho solitário”. Para ele, quando se caminha junto, as ações e os efeitos se multiplicam. “Nós vamos trabalhar com Veneziano. Campina Grande já perdeu muito com o governo anterior. Nós já temos parcerias e vamos fazer muito mais”, disse.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.