Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministro da Saúde lança nesta sexta-feira programa de combate à dengue

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ministro da Saúde, Alexandre Rocha Santos Padilha chega à Capital início da tarde desta sexta-feira (17), para fazer o lançamento da Estratégia Nacional de Controle da Dengue que será empregada especialmente nas áreas mais vulneráveis à ocorrência de epidemias da doença em todo o Brasil. A solenidade vai acontecer às 15h30 no auditório da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa, único município a ser visitado pelo ministro.

Além de apresentar o Plano Nacional de Combate à Dengue, o ministro assistirá à apresentação da nova campanha institucional da Prefeitura de João Pessoa no combate a doença e também conhecerá as ações da administração estadual voltadas para o enfrentamento do problema. Foram convidados para o evento, os prefeitos dos 16 municípios paraibanos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde no controle da doença.

Após o encontro na Estação Cabo Branco, o governador Ricardo Coutinho e o ministro Alexandre Padilha farão uma visita técnica a uma Unidade de Saúde da Família Cidade Verde Integrada, no bairro de Mangabeira. A visita tem horário previsto para às 18h.

Na Paraíba, os municípios identificados como prioritários foram Bayeux, Cabedelo, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Conde, Cuité, Guarabira, Itabaiana, João Pessoa, Lucena, Monteiro, Patos, Piancó, Santa Rita e Sousa.

Mobilização – Segundo informação encaminhada pelo ministro Alexandre Padilha ao governador Ricardo Coutinho por meio de ofício, o Ministério da Saúde elaborou a metodologia para identificação das áreas mais vulneráveis para a ocorrência de epidemias de dengue no Brasil, para a sazonalidade 2010/2011, com base em critérios epidemiológicos (incidência de dengue nos anos epidêmicos e sorotipo de vírus da dengue em circulação), entomológicos (Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti – LIRAa), ambientais (cobertura de abastecimento de água e coleta de lixo) e demográfico (densidade populacional). Com base nesse trabalho, os Estados brasileiros foram agrupados em quatro categorias de risco: baixo, médio, alto e muito alto.

A Paraíba faz parte do roteiro de visitas aos Estados do grupo prioritário , “com o objetivo de se somar aos esforços que os Estados e os Municípios já vêm desenvolvendo e, fundamentalmente, consolidar o processo de mobilização da sociedade para esse momento de concentração no combate à dengue”.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário