Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministério Público inicia combate às fraudes em licitações

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Ministério Público da Paraíba deu, esta semana, o primeiro passo no combate às licitações fraudulentas nos municípios paraibanos. A Equipe Especializada do Patrimônio Público e Terceiro Setor, juntamente com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), se reuniu, na tarde de hoje, com 16 promotores de Justiça do Sertão, na sede do Tribunal do Júri do município de Patos, para repassar informações sobre as investigações feitas pela Polícia Federal e Gaeco, durante a Operação Transparência.

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, disse que o objetivo do trabalho da equipe é uniformizar a atuação do MP no combate à fraude em licitações. “Este primeiro passo é importante porque estamos efetivando uma política institucional. Estamos vindo aqui para dar apoio ao promotor de Justiça que trabalha na área do Patrimônio Público e que receberam uma farta documentação sobre licitações fraudulentas”, explicou o procurador-geral.

Oswaldo filho ressaltou ainda o alcance social dessa atuação da equipe especializada. “A maior parte das fraudes investigadas pelo Gaeco e pela Polícia Federal estava relacionada à licitação de hospitais, escolas e creches. Por isso, esse trabalho tem um alcance social enorme”, comentou.

O promotor de Justiça Clístenes Holanda, que coordena a equipe especializada juntamente com o promotor Alexandre Jorge do Amaral, informou que os promotores receberam um DVD com documentos apurados na Operação Transparência para, com base nesses dados, instaurarem inquéritos civis públicos e ajuizarem ações de improbidade. “Os promotores farão um prolongamento das investigações para responsabilizar os envolvidos, seja gestor, agente político ou empresário”, destacou.

De acordo com Clístenes Holanda, a expectativa é de que os promotores instaurem os inquéritos civis ainda esta semana. “Serão investigados, nesses inquéritos, as licitações de 66 municípios polarizados por Patos, a partir do que já foi investigado pelo Gaeco e pela Polícia Federal”, disse o promotor.

O coordenador informou ainda que, até o final deste mês, será  realizada outra reunião com os promotores dos municípios polarizados por Sousa. Nos próximos meses, será a vez de João Pessoa, Brejo e Campina Grande. 

Participaram da reunião o secretário-geral do MPPB, Bertrand de Araújo Asfora, e o coordenador do 2º Centro de Apoio Operacional às Promotorias (Caop), Luis Nicomedes, e o coordenador do Gaeco, Octávio Paulo Neto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente