Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministério Público fiscaliza entidades de Campina Grande

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Com a finalidade de fazer um diagnóstico sobre a qualidade e eficiência das atividades sociais desenvolvidas pelas entidades do terceiro setor em Campina Grande, o Ministério Público da Paraíba vem realizando um trabalho de inspeção em todas as Fundações existentes no município. A fiscalização está sendo conduzida pelo promotor de Justiça Lúcio Mende Cavalcante que, ao final, pretende construir um completo banco de dados para subsidiar a adoção de medidas posteriores.

A primeira instituição a ser vistoriada foi a Fundação Artístico-Cultural Manoel Bandeira (Facma), na qual foi aplicada, pela equipe técnica da Promotoria Especializada ,um questionário sobre as atividades desenvolvidas e a estrutura organizacional e financeira. Todos os espaços físicos da entidade foram fotografados, cujas imagens também servirão para reforçar o banco da dados a ser montado pelo MPPB. Esta mesma metodologia será adotada ao longo das inspeções.

O questionário que está sendo apresentado às fundações de Campina Grande é de modelo padrão, mas de acordo com os primeiros levantamentos feitos pelo promotor Lúcio Mendes Cavalcante, já é possível detectar irregularidades e dificuldades que várias instituições enfrentam para funcionar dentro dos propósitos para os quais foram criadas.

Exemplo dos descompassos funcionais foi encontrado na Fundação Assistencial da Paraíba (FAP). Durante a inspeção, o gerente administrativo da instituição, Diego Gadelha, revelou que enfrenta sérias dificuldades no setor de Oncologia, visto que o hospital dispõe de apenas um acelerador linear, necessitando de outro equipamento para atender adequadamente à população. Ele ressaltou, entretanto, que há avanços no setor de Hemodiálise, como compra de modernos equipamentos e a construção de um setor para abrigar adequadamente os pacientes que chegam àquela unidade hospitalar.

Além da Facma e FAP, a Promotoria já inspecionou as Fundações Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne); Edvaldo de Souza do Ó; Parque Tecnológico da Paraíba e a de Olhos da Paraíba (FOP); Pedro Américo e Reverendo Ageu Lídio Pinto (Igreja Presbiteriana).

As fiscalizações devem ser encerradas no próximo dia 19 e, até lá, a equipe da Promotoria das Fundações vai visitar as seguintes instituições: Sementes da Vida; Rubens Dutra; Toque de Esperança e Cultural Museu Étnico do Nordeste.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais