Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“Minha Casa Minha Vida” é questionado por deputados da PB

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O deputado federal Benjamin Maranhão (PMDB-PB), acompanhado dos deputados peemedebistas Hugo Motta (PB), Raimundão (CE) e Ronaldo Benedet (SC), se reuniu nesta quarta-feira (16/02), em Brasília, com a superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Bernadete Pinheiro, para pedir a revisão das novas regras para o financiamento de imóveis pelo programa Minha Casa Minha Vida.

As novas regras exigem que as ruas que irão receber as casas do programa devem estar pavimentadas e com esgotamento sanitário. Essa medida, na opinião dos deputados, deve inviabilizar a aquisição de imóveis pelo público alvo, a população de baixa renda, já que os imóveis deverão ter seus preços inflacionados.

Segundo Benjamin, haverá uma reação negativa em cadeia, pois os pequenos construtores serão afetados pela medida, pois não terão condição de garantir a pavimentação das ruas e conseqüentemente serão impedidos de comercializar seus imóveis, tendo que demitir empregados do setor de construção. Por fim, com menor oferta de imóveis, haverá maior preço, restringindo assim a aquisição da casa própria a pessoas com maior renda. “O programa perde sua essência, que é permitir que os mais pobres concretizem o sonho da casa própria”, afirma o parlamentar.

Já o deputado Hugo Motta acredita que a Caixa precisa exigir um padrão de qualidade dos imóveis, sem, no entanto, criar uma norma que inviabiliza uma política habitacional tão importante.

Para Ronaldo Benedet, ao invés de impor a exigência de pavimentação, a Caixa deve exigir que as casas tenham ruas com acesso adequado, não necessariamente o asfalto, se adequando à realidade das regiões mais simples do Brasil, onde a maioria das ruas não possui pavimentação.

Segundo a superintendente de habitação, a solicitação dos parlamentares será levada ao vice-presidente de Governo da instituição, Jorge Fontes Hereda, e a resposta ao pleito dos deputados será dada nos próximos dias.

Frente Parlamentar – Após a reunião, o deputado Benjamin Maranhão anunciou que está se mobilizando para criar, na Câmara dos Deputados, uma Frente Parlamentar em Defesa do Acesso à Habitação. O primeiro objetivo, segundo ele, será a revogação da nova regra do Minha Casa Minha Vida.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente