Mídia nacional afirma que potencial de Couto pode dificultar a campanha de Cássio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A candidatura de Luiz Couto ao Senado Federal ganhou repercussão nacional. O site Política Real, sediado em Brasília, publicou uma matéria na qual traça um cenário das eleições no Nordeste, diz que haverá baixa renovação na Câmara e uma grande mudança no Senado e aponta Couto como uma das novidades no pleito. “No Senado, que irá renovar 2/3 de sua representação de 81 membros existe uma tendência, ao menos no Nordeste, de uma renovação como há muito não se via”. Mais do que isso, o veículo afirma que o padre-deputado deve criar dificuldades para a campanha do tucano Cássio Cunha Lima: “Padre Luiz Couto” como é conhecido esse congressista eleito para a Câmara Federal desde 2003, é o presidente da Comissão de Direitos Humanos(CDH), foi relator da polêmica “CPI dos Extermínio”, que caminhou para pedir indiciamento de congressistas. Couto foi confirmado candidato ao Senado e promete gerar muitas dificuldades para a reeleição do senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB), vice presidente do Senado Federal e ex-líder do PSDB no Senado”.

Confira a íntegra da matéria clicando aqui ou lendo a reprodução abaixo:

(Brasília-DF,05/08/2018)  – Os analistas e cientistas políticos estão unânimes em dizer que as eleições de outubro de 2018 não deverão gerar muitas surpresas e haverá uma baixa renovação, aquém da média história de 45%, no Congresso Nacional. A avaliação deve se voltar exclusivamente à Câmara dos Deputados. No Senado, que irá renovar 2/3 de sua representação de 81 membros existe uma tendência, ao menos no Nordeste, de uma renovação como há muito não se via.

Foto: Sandro Alves

O Nordeste tem 27 senadores, nessa eleição estarão em disputa 18 vagas. Dessas vagas já é certo que 8 não serão candidatos à reeleição(João Alberto, Regina Sousa, José Pimentel, José Agripino, Armando Monteiro Neto, Raimundo Lira, Lídice da Mata e Walter Pinheiro). Além desses, os senadores José Maranhão(MDB-PB), Eduardo Amorim(PSDB-SE) e Fátima Bezerra(PT-RN) são favoritos nas disputas aos governos dos Estados da Paraíba, Sergipe e Rio Grande do Norte, respectivamente.  A bancada de senadores nordestinos, a mais influente no Senado e que vem comandando a Presidência da Casa e do Congresso Nacional há mais de 20 anos, com breve interrupções, poderá ter ao menos 11 caras novas de toda a sua representação de 27 senadores.  Alguns senadores estarão disputando eleições estaduais. Esse número poderá aumentar, pois alguns senadores que buscam a reeleição, como Ciro Nogueira(PP-PI), Humberto Costa(PT-PI) e Cássio Cunha Lima(PSDB-PB) – deverão enfrentar grandes dificuldades para retornar ao mandato. A conta pode chegar até a mais de 14 novos senadores nordestinos estreando em fevereiro de 2019.

NOVIDADES

O presidente nacional do Progressista, Ciro Nogueira não lidera as pesquisas no Piauí. As novidades na disputa começam nesse estado.

O cantor Frank Aguiar(PRB), que já foi deputado federal por São Paulo e vice-prefeito de São Bernardo do Campo(SP), foi oficializado candidato ao Senado na chapa do deputado estadual Dr. Pessoa(SD) que é considerado um verdadeiro outsider na política piauiense e vai fazer frente a mais uma reeleição do governador Wellington Dias(PT), aliado de Ciro Nogueira.

Frank Aguiar durante a convenção do PRB e do Solidariedade, em Teresina, no Piauí

Quem acompanha a imprensa do Piauí sabe que se especulava muito que o Centrão, do qual Ciro Nogueira é um dos expoentes – iria articular, nacionalmente, para tirar Frank Aguiar da disputa ao Senado, ele é filiado ao PRB.  Nesse sábado, 4, Aguiar falou sobre sua candidatura, que já foi homologada.

“Podem mandar pancada e me chamar do que quiser. Eu sou um trabalhador honesto. Eu sofri para chegar aqui. Eu vou dar o meu sangue pela minha terra. Eu podia ficar no conforto fazendo show e ganhando dinheiro muito bem. Mas eu estou com saudades dos meus filhos que estão estudando”, afirmou Frank ao expressar o desejo de volta a sua terra natal. “Chegar aqui é a realização de mais um sonho. Não foi fácil”, disse.

No Rio Grande do Norte, o Capitão Styvenson(REDE) está em segundo lugar nas pesquisas ao Senado, a última divulgada foi da Certus/FIERN.  Ele está praticamente empatado com o veretano Garibaldi Alves Filho(MDB-RN), ex-presidente do Congresso Nacional.

A candidatura de Styvenson  foi homologada na noite dessa sexta-feira ,3, em Natal. Em seu discurso, ele falou sobre independência e liberdade.

“Consegui a independência e a liberdade que eu queria para restabelecer a confiança nos eleitores em quem pode representá-los no Senado Federal”, disse

O porta-voz da REDE no RN, Freitas Júnior, disse que a candidatura do Capitão Styvenson engrandece o partido e reforçou o compromisso da legenda em assegurar liberdade ao candidato.

“Respeitamos a sua independência e, por isso mesmo, abrimos as portas para ele”, disse Freitas.

O Capitão Styvenson e a Rede Sustentabilidade assinaram um termo de compromisso político partidário, no qual é assegurado ao candidato uma “candidatura cidadã independente”, com liberdade quanto aos seus posicionamentos e entendimentos.

Capitao Styvenson ingressou na Polícia Militar em 2003, atuando em Natal e no interior do Estado. No ano de 2009, entrou para o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). Entre os anos de 2012 e 2016, ele ficou conhecido pelo rigor e eficiência na coordenação da Operação Lei Seca. Mais recentemente, ele atuou na Zona Oeste, mais especificamente em áreas de comunidade. O candidato é casado e tem três filhos.

Na disputa nordestina, há também políticos profissionais que prometem pautas pouco comuns entre os senadores nordestinos. É o caso do deputado Luiz Couto(PT-PB), o “Padre Luiz Couto” como é conhecido esse congressista eleito para a Câmara Federal desde 2003, é o presidente da Comissão de Direitos Humanos(CDH), foi relator da polêmica “CPI do Extermínio”, que caminhou para pedir indiciamento de congressistas.  Couto foi confirmado candidato ao Senado e promete gerar muitas dificuldades para a reeleição do senador Cássio Cunha Lima(PSDB-PB), vice presidente do Senado Federal e ex-líder do PSDB no Senado. Filho de um ex-senador e governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima, uma personalidade marcante da política e cultura paraibana. Couto tem apoio do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho(PSB-PB) que não quis ser candidato ao Senado “em nome do projeto.”

Luiz Couto não é um outsider, foi da tendência petista “Construindo um Novo Brasil(CNB)” que substituiu o chamado “Campo Majoritário” e há 4 anos migrou para mais emergente tendência petista, a “Mensagem ao Partido” que deixou de fustigar o comando petista desde a condenação do ex-presidente Lula.

Há oito anos, a bancada nordestina no Senado elegeu um grande nome de deputados federais. Agora, a tendência é outra, veteranos saem de cena. A onda de mudanças não deve chegar na Câmara Federal, mas no Senado há perspectivas de mudança, sim.

( da redação com edição de Genésio Araújo Jr)

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Luiz Couto divulga R$ 3 bilhões em emendas e garante ser candidato à reeleição

Operação do Gaeco prende defensor e assessor suspeitos de ameaçar testemunhas e destruir provas na Operação Integridade

PF monitorou encontro de prefeito eleito de Cabedelo e outros investigados em operação

Anteriores

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

Homem morre após ser atingido por queda de muro no Sertão da Paraíba

chuva santa catarina FOTO coredec SC

Defesa Civil prevê chuva forte até segunda-feira em Santa Catarina

dinheiro_real FOTO Pixabay

Governo da Paraíba paga segunda parcela do 13º salário dos servidores na segunda-feira

caso genivaldo gas viatura PRF sergipe

Três ex-policiais rodoviários são condenados pela morte de Genivaldo dentro de viatura com gás

preso FOTO Pixabay

Homem é preso suspeito de vários roubos e furtos em lojas de Patos durante a semana

iphone celular FOTO Pixabay

Polícia da Paraíba recupera, em Nova Floresta, ‘iPhone’ roubado em Natal

Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Supremo tem maioria para validar trabalho intermitente

mega sena FOTO marcelo camargo agencia brasil

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 27 milhões neste sábado

Detran_Paraíba

Detran-PB divulga mudanças no serviço de emplacamento a partir desta segunda-feira

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa__

Acidente com caminhão deixa feridos e congestiona trânsito em viaduto da BR-230, em João Pessoa