Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Meteorologia prevê mais chuvas para João Pessoa e outros municípios nas próximas horas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As chuvas registradas em João Pessoa e vários municípios paraibanos desde a madrugada de hoje (28) devem continuar até a quarta-feira (29), de acordo com alertas emitidos nesta terça-feira pelo instituto de Meteorologia (Inmet). São esperadas chuvas em toda a faixa litorânea do estado nas próximas horas.

Em João Pessoa, choveu na manhã desta terça-feira (28) mais da metade do esperado para todo mês de maio em João Pessoa. Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa-PB), foram registrados 125 milímetros (mm) na Capital paraibana. A média histórica para o mês é de 282 mm. O bairro que mais choveu na Capital paraibana foi o Cuiá. O segundo foi o bairro de Manaíra.

Com as chuvas, foram registrados em vários bairros pontos de alagamentos, queda de árvores, semáforos com problemas e longas filas no trânsito.

Alertas de chuva
Foram dois alertas emitidos hoje pelo Inmet, um laranja, de perigo de acumulado de chuva para 16 municípios, e outro amarelo, de perigo potencial de acumulado de chuva para 37 cidades.

Conforme o alerta amarelo, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Há risco, embora baixo, de de alagamentos e pequenos deslizamentos.

A recomendação é que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Já conforme o alerta laranja emitido pelo inmet, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia. Há riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O alerta está restrito a municípios litorâneos.

O instituto pede que as pessoas observem alteração nas encostas e, se possível, desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação ou similar, proteger os pertences da água envoltos em sacos plásticos.

Em caso de emergência, a população pode obter informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Defesa Civil em alerta

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Jailton Gomes, explicou que a Compdec-JP segue nas ruas, monitorando barreiras, encostas e margens de rios e que, apesar de a Coordenadoria ter recebido tardiamente o alertar do Inmet, o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil está preparado para atender à população. Ele também reforçou a necessidade da adoção de medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade.

“Inicialmente não havia previsão de chuva para esta terça em João Pessoa. O alerta do Inmet chegou às 7h21, já na cor laranja. E em seis horas choveu metade do esperado para todo mês de maio”, revela Jailton Gomes.

“As equipes da Defesa Civil estão desde cedo nas ruas, monitorando as áreas de risco e auxiliando a população no que for necessário. E reforçamos: qualquer movimentação de massa nas encostas, abandone o local e entre em contato com a Defesa Civil”, acrescenta.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

boaventura

Auditor do TCE é barrado em Boa Ventura e aciona MP e polícia para checar finanças

f13594e09cbba8986323e3cf52d2a445

João surpreende e nomeia Arymatheus para Saúde e Miguel Ângelo para Desenvolvimento Econômico

WilsonfilhoRepublicanoss

João Azevêdo anuncia Wilson Filho e Edilson Amorim para a Educação da PB

joao-azevedo-paraiba

João Azevêdo anuncia investimentos e credenciamento de entidades para o Programa de Aquisição de Alimentos

aaada

Professores e servidores da UFPB e do IFPB convocam imprensa para entrevista coletiva nesta quinta

aditivo-sao-joao-cg

MPPB, órgãos e empresa assinam Termo Aditivo sobre segurança durante o São João de Campina Grande

cumprimento-decisao-boa-ventura

MPPB tem pedido deferido pela Justiça e garante auditoria do TCE na Prefeitura de Boa Ventura

cópia-de-casa-da-pamonha1

Procon-JP realiza pesquisa no valor das comidas típicas durante os festejo juninos

trt

TRT acata recurso e anula decisão de juiz após parto de advogada

sadfgasdg

Alça que dá acesso à BR-230 no bairro do João Agripino é bloqueada nesta quinta