Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mesa da Assembleia apresenta PEC de atualização da Constituição do Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Diário do Poder Legislativo, edição desta segunda-feira, 30, publica Proposta de Emenda Constitucional – PEC 16/2009, de autoria da Mesa Diretora da Casa, subscrita pelo presidente da Casa, deputado Arthur Cunha Lima (PSDB) e demais membros da Mesa, além de 26 deputados.
 
A PEC tem como objetivo atualizar a Constituição do Estado, adequando-a à Constituição Federal, que já foi alterada 67 vezes, através de 61 emendas ordinárias e seis de revisão Constitucional.
 
O Procurador Geral da Assembleia, ex-deputado e ex-presidente, João Fernandes, revelou que a proposta solicitada pela Mesa Diretora tem o objetivo de possibilitar que o Estado se atualize em relação ao Direito Constitucional brasileiro. “Enquanto a Constituição Federal foi alterada 67 vezes, até a presente data, a Constituição Estadual da Paraíba sofreu apenas 26 emendas modificativas do texto original”, frisou o Procurador João Fernandes.
 
O Presidente Arthur Cunha Lima disse que há mais de 20 anos foi promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil, a Cidadã. Com a nova Constituição, iniciou-se mais um período democrático da vida política brasileira, bem como a redemocratização do Estado e de seus entes federados.
 
O presidente da Assembleia justifica que a PEC 16/2009 visa atualizar a Constituição do Estado, que desde sua promulgação em 89 foi modificada 64 (sessenta e quatro) vezes, por emendas constitucionais, sendo 58 (cinqüenta e oito) ordinárias e 06 (seis) revisionais. As emendas ordinárias promovem uma verdadeira revolução na Carta Política do Brasil, enquanto as emendas de revisão constitucional não conseguiram cumprir o papel legal, histórico e constitucional, que era revisar e consolidar política e juridicamente o texto da lei maior da Nação.
 
Destaca o presidente Arthur Cunha Lima que a Constituição Estadual não acompanhou esse movimento de reformador do Congresso Nacional, limitando-se a promulgar apenas 26 (vinte e seis) emendas constitucionais estaduais. “É certo que nem toda emenda à Constituição Federal repercutiu na estadual. Entretanto, a maioria delas deve ser incorporada pela Assembleia Legislativa ao nosso texto constitucional. Por isso, é preciso, agora, atualizara Carta Pública da Paraíba”, justificou.
 
A Proposta de Emenda Constitucional 16/2009 apresentada pela Mesa Diretora da Casa, acrescenta, altera, revoga e dá nova redação, modificando vários dispositivos, adaptando e, principalmente, atualizando a Constituição da Paraíba aos termos da Constituição Federal.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos