Segundo o recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias na Paraíba faturou R$ 1,7 bilhões em 2018, o que representa um aumento de 9,2% no faturamento frente ao mesmo período anterior.
O mercado paraibano aumentou 12% em número de redes, atingindo o patamar de 322 marcas operando na Região. Além disso, expandiu 14% em número de pontos de venda, com um total de 1.119 unidades. “O Nordeste tem muito para crescer e o estado da Paraíba tem muito potencial com inúmeras oportunidades em franquias”, destacou o diretor regional da ABF no Nordeste, Leonardo Lamartine.
Os segmentos que mais atuam no estado são o Saúde, Beleza e Bem-Estar (26,8%), Alimentação (25,2%) e Moda (13,2%). Esses números revelam que o estado está alinhado com o mercado nacional.
No franchising, o segmento de Alimentação oferece diversas oportunidades de negócios. Sendo um mercado promissor, o ramo de culinária asiática tem crescido a cada ano. Um bom exemplo é a maior rede de culinária asiática em shoppings do Brasil, a Jin Jin, que pertence à Holding Halipar. Com 76 unidades distribuídas em 12 estados brasileiros, a rede possui uma unidade na capital João Pessoa e está em franca expansão.
A rede possui dois modelos bem atrativos. Lojas Tradicionais com o valor de investimento aproximado de R$ 400 mil e o modelo de negócio quiosque que foi pensando para investidores que optam por uma opção mais acessível com um investimento a partir de R$ 200mil. O quiosque é totalmente modular, o que permite diversas opções de locais para implantação.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.