Mercadante usa Twitter para anunciar renúncia à liderança do PT

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O senador Aloizio Mercadante (PT-SP) usou o Twitter para anunciar a renúncia à liderança do PT na Casa. O desligamento será oficializado por meio de discurso na tribuna do Senado, marcado para começar às 15h.

"Eu subo hoje à tribuna para apresentar minha renúncia da liderança do PT em caráter irrevogável", disse ele no Twitter.

Segundo ele, sua saída não tem relação com pretensões políticas para 2010. "Ao contrário dos que estão deixando o partido, saio da liderança para disputar, junto à militância, a concepção do PT que eu acredito", disse ele se referindo à senadora Marina Silva, que anunciou ontem a saída do PT para possivelmente disputar a Presidência em 2010 pelo PV.

Mercadante alegou, nas conversas com os senadores do partido, que não concorda com a postura da direção nacional da legenda que orientou o arquivamento dos 11 processos contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

"Ele disse que acha que os rumos não estão certos. Ele pretende tomar essa atitude como militante do PT", disse o senador Flavio Arns (PT-PR).

Arns negou que a sua saída do partido tenha como pano de fundo as eleições de 2010. Arns afirmou que não foi motivado pelo fato de lideranças do PT articularem o nome de Gleisi Hoffmann –mulher do ministro Paulo Bernardo (Planejamento)– para disputar ao Senado.

"Não estou conversando nem pensando em nenhum partido. A eleição é no ano que vem e tem muito caminho pela frente. É precoce falar em uma nova filiação sem eu ter me desligado do PT.

Segundo o Arns, o PT feriu o programa de governo e desrespeitando a história da legenda e a opinião pública. O senador comunicou a saída ao líder do PT, Aloizio Mercadante, e disse que vai procurar o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), nos próximos dias para tratar da decisão. O petista disse que fará uma consulta à Justiça Eleitoral para não correr o risco de perder o mandato.

"Eu não fiquei aborrecido, fiquei envergonhado. Foram bandeiras rasgadas, jogadas no lixo. Vou buscar na Justiça a possibilidade de sair do partido, não apenas para manter o mandato, mas para que a Justiça diga que o partido deve ser fiel ao parlamentar, que deve manter as suas bandeiras", afirmou ontem após a reunião.
 

Folha Online

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

onibusnova

Nova Turismo: uma agência que faz o Ônibus do Forró e rotas pro Interior da Paraíba

Fachada_TJPB_7

Câmara Criminal mantém condenação de ex-secretário de infraestrutura de Princesa Isabel

Cagepa PB

João Azevêdo anuncia contratação imediata de 80 concursados da Cagepa

Donald Trump

Trump acaba com home office de 1 milhão de funcionários públicos

remedioemcasa

‘Remédio em Casa’ amplia público-alvo e passa a beneficiar pacientes a partir de 50 anos

antonieta

Antoniêta, mãe de Romero Rodrigues, morre aos 93 anos

2camara

Ex-prefeito deve devolver R$ 93 mil por gastos não comprovados com aquisição de alimentos

sedec_celest_foto_dayseeuzebio-1-scaled

Celest inscreve para mais de 700 vagas em cursos de línguas estrangeiras e Libras

70f8db31-519b-4dbb-9878-2a45b16ec120

PRF na Paraíba apreende veículo adulterado, flagra condutor embriagado e prende foragido

8d276d5638f451862979bf1450cd2c2d

Motoristas de ônibus de João Pessoa discutem possibilidade de greve em reunião nesta terça