Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mensagens sobre mudança na STTrans e Procuradoria já estão na Câmara

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Tramitam na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) duas mensagens do Poder Executivo Municipal: a de nº 073, que altera a Lei Complementar nº 61/2010 (Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Município de João Pessoa – LOPGM); e a de nº 074, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da administração indireta, do quadro da Superintendência Executiva da Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa. As duas matérias foram lidas durante a sessão desta terça-feira (6), pelo primeiro secretário da mesa diretora, vereador Benilton Lucena (PT), e seguem para as comissões temáticas. 

O projeto “que altera a LOPGM visa atender as sugestões emanadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Ministério Público Estadual (MPE), bem como as diversas decisões judiciais proferidas pelos integrantes do Tribunal de Justiça da Paraíba”. A proposta “modifica a forma de remuneração dos Procuradores municipais, uma vez que o pagamento feito como subsídio é incompatível com os honorários de sucumbência a serem recebidos pelos procuradores”. A remuneração, de acordo com o projeto, passa a ser por meio de vencimento e representação, havendo, desta forma, inclusive uma valorização na remuneração destes profissionais.

O Poder Executivo alega, na justificativa, que “as alterações irão atender às determinações dos órgãos de controle, contemplarão um maior número de pessoas interessadas na carreira de procurador municipal e permitirão, ainda, que um maior número de candidatos possa inscrever-se no concurso público para procurador da Prefeitura. Os candidatos poderão apresentar os requisitos para ingresso no cargo no ato da posse”. O presidente da Câmara, vereador Durval Ferreira (PP), declara que as modificações propostas na Lei Orgânica da Procuradoria vão valorizar, ainda mais, a categoria, estimular o trabalho dos procuradores e fortalecer, acima de tudo, o servidor público deste órgão tão importante para a administração. 

PCCR da Semob

O PCCR dos servidores da Semob “permite a evolução funcional dos profissionais dentro do serviço público municipal e impulsiona a sua realização profissional”. O presidente Durval destaca que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração da Semob vai, entre outros benefícios, garantir projeção salarial dos servidores do órgão e estimular o crescimento profissional do segmento. Segundo ele, os agentes de trânsito e demais funcionários da pasta têm um papel fundamental na organização, estrutura e segurança da população no trânsito de João Pessoa. De acordo com a mensagem, “o Plano visa, na essência do seu fundamento, a identidade entre o potencial profissional e o nível de desempenho exigido no exercício das funções; a competência profissional identificada com a carreira e a realização pessoal; o salário justo e compatível com a complexidade do cargo e a capacitação, experiência e especialização requeridas para o desempenho da função, ajustando as necessidades da administração pública com os anseios dos seus servidores efetivos”.

A mensagem acrescenta “que o PCCR vai estruturar e organizar os cargos de carreiras, considerando a natureza, a similitude e a complexidade das atribuições e responsabilidades. Ainda tem como finalidade e princípio inerente a gestão municipal democratizar as oportunidades de crescimento e de desenvolvimento funcional, implantando o sistema do mérito, incentivando a qualificação e reconhecendo a eficiência do servidor”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena