O Memorial do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai participar pela primeira vez do evento criado pelo Instituto Nacional de Museus (Ibram) intitulado “Semana Nacional de Museus” que já está em sua 11ª edição, e acontece de 13 a 17 de maio, com uma programação especialmente voltada aos jovens eleitores, com transmissão pela rede mundial de computadores, online, acessando o endereço http://www.tre-pb.gov.br/sessao/.
A Semana acontece em comemoração ao Dia Internacional de Museus, que é comemorado no dia 18 de maio. Com o tema central Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social, a proposta é motivar estudantes do ensino fundamental, médio e universitário sobre a importância do processo eleitoral como ferramenta de cidadania e democracia.
A programação conta com exibição de um curta-metragem que relembra a conquista do direito do brasileiro a escolher seus representantes através do voto. Intitulado Pense Comigo – uma reflexão sobre a história do voto no Brasil, o vídeo foi produzido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e utiliza a técnica de aminação em stop motion para explicar a cronologia da história do Direito Eleitoral no Brasil. “Após a exibição do vídeo, a proposta é abrir um debate com os estudantes, mediado por servidores do TRE-PB”, explicou a secretária judiciária Alexandra Cordeiro, que é uma das integrantes da Comissão gestora do Memorial da Justiça Eleitoral na Paraíba.
Devem participar das atividades os alunos da Escola Estadual Olivina Olívia (segunda-feira), Liceu Paraibano e a Escola Estadual Úrsula Lianza (terça-feira), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê e o Instituo de Educação Superior da Paraíba – IESP (quarta-feira), Escola Estadual José Lins do Rego (quinta-feira) e Colégio da Polícia Militar (sexta-feira). “Demais interessados também estão convidados a participar da Semana de Museus promovida pelo TRE-PB, que tem como objetivo promover a cidadania e transformação social”, ressaltou Gylmara de Araújo Pereira, que também integra a Comissão gestora do Memorial da Justiça Eleitoral na Paraíba.
Os estudantes também terão a oportunidade de conhecer as peças do Memorial do TRE-PB, através de uma visita guiada pelos servidores do Tribunal. Além do conteúdo pedagógico, a programação cultural da terça-feira será ampliada com a apresentação do Coral Vozes da Infância, da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Já na quarta-feira os estudantes do Unipê e Iesp terão ainda uma programação cultural com a apresentação do Grupo de Câmara da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e o pré-lançamento do livro “Casos Eleitorais Célebres” – volume I de uma série de julgados históricos da Justiça Eleitoral da Paraíba –, do professor, historiador e servidor do TRE-PB, Renato César Carneiro.
Para Nara Limeira, a expectativa é de que o TRE-PB possa proporcionar aos futuros eleitores uma semana agradável e, principalmente, instrutiva. “É importante reforçar para os jovens eleitores, principalmente aqueles que estão quase atingindo a idade para votar, a importância desse direito. Estamos confiantes de que teremos uma grande participação e interação com os alunos”, disse.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), desde a sua primeira edição, em 2003, quando contou com a participação de 57 museus, foram realizados cerca de 270 eventos em 36 cidades brasileiras. Em 2012, as dez edições da Semana de Museus totalizam mais de 5.000 participações e aproximadamente 15.700 eventos realizados em todo território nacional.