Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Membros da Câmara Técnica são empossados

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Vinte e oito integrantes, representando 14 Secretarias e outros órgãos governamentais, foram empossados ontem como titulares e suplentes da Câmara Técnica do Pacto Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. A solenidade foi conduzida pelo Procurador Geral do Estado, José Edísio Souto, representando o Secretário de Estado do Governo (Casa Civil), Marcelo Weick, e pela gerente do Programa Estadual de Políticas para as Mulheres, Douraci Vieira, com a presença do corregedor Marcos Holmes. Logo em seguida, a Câmara realizou sua primeira reunião de trabalho, com a participação de todas as recém empossadas.

Ao longo do encontro, realizado no prédio da Procuradoria Geral do Estado, foram discutidas ações que precisam ser efetivadas com urgência, a exemplo do investimento nas delegacias da mulher, incluindo recursos humanos e equipamentos materiais, assim como o atendimento especializado nas delegacias comuns, para o adequado encaminhamento das mulheres que procuram o serviço. Também ganhou ênfase a necessidade da criação de abrigos para atender as vítimas de violência doméstica no Estado, além da organização de um banco de dados sobre a violência contra a mulher, com a finalidade de subsidiar novas políticas públicas.

“Nossa grande missão é diminuir os índices de violência em cada um dos municípios paraibanos, mas para isso precisamos implantar políticas integradas de enfrentamento à violência. Assim, é necessário que várias Secretarias e órgãos governamentais dêem a sua importante parcela de contribuição para qualificar os serviços de atendimento à mulher e executar novas ações”, destacou a Gerente do Programa Estadual, Douraci Vieira, comentando sobre a importância dos trabalhos a serem desenvolvidos pela Câmara Técnica.

Instituída pelo decreto nº. 30.582, de 21 de agosto, a Câmara Técnica tem a finalidade de propor e elaborar ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, deliberar sobre a destinação dos recursos federais e estaduais para essas ações, além de coordenar a execução do Programa. Está sendo integrada por representantes das seguintes Secretarias Estaduais: Casa Civil, Desenvolvimento Humano, Educação e Cultura, Saúde, Cidadania e Administração Penitenciária, Segurança Pública e Defesa Social, Planejamento e Gestão, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, além da Companhia Estadual de Habitação, Fundação de Ação Comunitária, Fundação de Desenvolvimento do Adolescente e da Criança e Projeto Cooperar.

Durante a reunião, Douraci Vieira também apresentou aos participantes o Plano Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, fez uma exposição sobre o Programa Estadual e sobre o Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Em seguida, o espaço foi aberto para discussões sobre as responsabilidades de cada órgão integrante da Câmara e a próxima reunião foi marcada para o próximo dia 29.

“Cada integrante se comprometeu em estudar as metas contidas no Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e já trazer deliberações para o encontro seguinte”, anunciou Douraci.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos