Durante o último “Congresso de Tecnologia da Informação para Instituições Financeiras”, realizado recentemente em São Paulo, Capital, promovido pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, a Mastercard, operadora de cartões de credito, apresentou algumas tecnologias voltadas para o comércio varejista. Algumas das inovações mostradas, como o “Carro Conectado” e a “Futuro do Varejo”, estão ainda na fase de desenvolvimento. O “Carro Conectado” vem sendo desenvolvido em parceria com a GM – General Motors, utilizando um veiculo “Chevrolet Cruze completamente interativo, conectado e seguro (usando biometria, por exemplo) para a realização de compras sem sair do carro, através da conexão Internet já disponível no modelo”. Outra tecnologia bem interessante é a denominada de “Futuro do Varejo”, onde o consumidor “pode provar roupas sem ter que se deslocar para um provador”, através do uso de uma espécie de espelho onde as roupas são “vestidas digitalmente” no cliente. Segundo, a Mastercard, essas inovações estarão no mercado em poucos meses. A cada dia que passa, novas transformações vão acontecendo na forma de vender e comprar. É a tecnologia impactando o comércio varejista de forma inexorável.
Mcdonald´s
A rede americana de lanchonetes Mcdonald’s vem fazendo altos investimentos na “digitalização” de suas lojas. A ideia é aumentar cada vez mais, o número de “totens de autoatendimento”, com telas sensíveis ao toque, onde o cliente pode fazer seu pedido e pagar, sem interferência de um funcionário da lanchonete. O objetivo é instalar, a cada três meses, 1000 equipamentos deste tipo até atingir 100% dos estabelecimentos da marca, em nível mundial. Essa ação vem ao encontro de uma pesquisa feita com milhares de clientes, que afirmaram preferir “fazer seus próprios pedidos, em vez de fazê-los no balcão”. Tudo indica que a oferta do tradicional “primeiro emprego” nos Estados Unidos e em outros países, que em geral acontece em lanchonetes, vai ficar restrita a manipulação, armazenamento e preparação das refeições. É um caminho sem volta!
“Click & Collect”
Uma pesquisa realizada recentemente, pelas empresas de tecnologia “MindMiners” e “Shopper Vista”, especializadas em soluções digitais de pesquisa, “aponta que roupas, livros e jogos para computador devem acelerar o crescimento do click & collect (procedimento de venda onde o cliente faz um pedido pela Internet e retira o produto em uma loja física) no varejo brasileiro”. Hoje, segundo a pesquisa, este tipo de compra já representa 20% do total das vendas no mercado nacional e em alguns itens específicos, como as de celulares, já atingem 50% das vendas. A vantagem deste modelo para o consumidor é o frete mais barato ou sem custo, e para a empresa diminuir o risco com roubo de cargas, gastos com a entrega ao cliente e seguro dos produtos, transformando assim, as lojas físicas em “mini centros de distribuição”.
Robôs e Foguetes
O ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, centro de excelência de ensino e pesquisa cientifica localizado em São José dos Campos, Estado de São Paulo, vai enviar equipes formadas por alunos da instituição, para representa-la em duas grandes competições internacionais de tecnologia, a RoboCup e a Spaceport America Cup, que acontecem neste mês de junho. A primeira é uma “competição de futebol de robôs utilizando inteligência artificial”, na cidade de Montreal, Canadá. A segunda é a “disputa universitária de foguetes”, no estado do Novo México, Estados Unidos. Na RoboCup, que já teve uma edição realizada em João Pessoa, o “ITA é a única escola brasileira a se classificar em três categorias: Soccer 2D Simulation, Soccer 3D Simulation e Humanoid Soccer Kid Size”.