Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Marcos Cavalcanti toma posse como novo membro da APL

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A programação para a posse do desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque na Academia Paraibana de Letras, nesta quinta-feira (28), começa com a celebração de uma missa em Ação de Graças, às 10 horas, na Igreja do Carmo. A solenidade na APL será às 19h30. A saudação ao novo acadêmica será feita pelo escritor Astênio Fernandes.

O mais novo acadêmico da Academia disse que essa é mais uma conquista de vida e em todas de sua vida são consideradas um beneficio de Deus. “Por isso a celebração da missa em Ação de Graças. Em todas as ocasiões em que fui contemplado por agraciamento, promoção ou comenda, louvo a Deus em Ação de Graças. E, desvinculado da Academia, convidei familiares e amigos para a missa na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, da qual sou devoto”, adiantou.

O desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), ocupará a Cadeira de número 17, deixada pelo primeiro sucessor, o advogado, político e escritor Joacil de Britto Pereira, cujo patrono é Gama e Mello. O mais novo membro da APL revelou que, em seu discurso, abordará a carreira de ambos.

Marcos Cavalcanti é o sexto membro da Corte de Justiça da Paraíba a assumir uma cadeira na Casa de Coriolano de Medeiros. Pela ordem, já tiveram assento José Flóscolo da Nóbrega, Aurélio Moreno de Albuquerque, Maurício de Mendonça Furtado – este pai do economista Celso Furtado – , Osias Nacre Gomes e Mário Moacyr Porto. “Vou falar sobre todos eles no meu discurso”, disse.

“Eu dedico minha posse na APL, a ocupação na Cadeira 17, ao meu Tribunal. Fazia muito tempo que o Tribunal não tinha um representante. Também temos um juiz aposentando na Academia, Humberto Cavalcanti de Melo, que também é historiador e membro da APL”, lembrou. Na esfera federal, a Academia Paraibana de Letras ainda tem dois imortais dessa área jurídica, o desembargador aposentado Paulo Gadelha e o juiz Alexandre Costa de Luna Freire.

Segundo o desembargador Marcos Cavalcanti, que é natural de Mamanguape, outro fato relevante é que consta na lista dos fundadores da Academia Paraibana de Letras, em 1941, três mamanguapenses: o cônego Matias Freire, Álvaro Pereira de Carvalho, este presidente do Estado, e o poeta e escritor Luiz Pinto. “Dos patronos da nossa Academia, temos três homens ilustres de Mamanguape: Carlos Dias Fernandes, que era poeta e escritor, o presidente Castro Pinto e Padre Azevedo, que inventou a máquina de escrever”, relembrou.

Eleito no dia 11 de janeiro de 2013, na sede da APL, Marcos Cavalcanti de Albuquerque é formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Paraíba (1977). Tem em seu currículo treze obras publicadas nas áreas história, direito e espiritualidade, além de contar com um outro livro pronto para ser publicado, este abordando o complexo arquitetônico Barroco Colonial da Ordem dos Carmelitas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente