Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão vai ao velório do desembargador Geraldo Ferreira Leite

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão, ao desembarcar de Brasília no final da tarde de hoje, em João Pessoa, se deslocou ao velório do cunhado, o desembargador aposentado Geraldo Ferreira Leite, que faleceu  na manhã desta quarta. O corpo está sendo velado na Central de Velórios “Morada da Paz”, localizado na avenida João Machado e o sepultamento está marcado para às 9h desta quinta-feira (24), no Cemitério Senhor da Boa Sentença, na capital.

Em entrevista no velório, o governador José Maranhão afirmou: “Acho que o mundo jurídico teve uma grande perda com o falecimento do desembargador Geraldo Ferreira Leite. Profundo conhecedor do Direito Constitucional e do Direito Civil, Geraldo Leite vai fazer muita falta no cenário jurídico da Paraíba”, revelou Maranhão.

O filho, médico Mirabeau Maranhão, emocionado, definiu que seu pai era uma pessoa muito querida. “Um pai afetuoso e realmente um pai com letra maiúscula. Nos deu educação, a mim e meus dois irmãos e era um exemplo de profissional de direito durante toda sua vida, conforme depoimentos que pude ouvir aqui.

O desembargador aposentado Geraldo Ferreira Leite, tinha 82 anos, faleceu de infarto fulminante na manhã desta quarta-feira (23), em sua residência, na Praia de Cabo Branco. Casado com Carmésia Maranhão, irmã do governador José Maranhão, deixa três filhos: Magna, Mirabeau Maranhão (médico em Campina) e Marcone.

Antes de se tornar desembargador do Tribunal de Justiça, o qual presidiu no biênio de 1975/76, também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral, ocupou as Comarcas nas cidades de Araruna, Cajazeiras, Esperança, Picui, Campina Grande e depois em João Pessoa. No Governo Maranhão I Geraldo Ferreira Leite foi Procurador Geral do Estado.

Foi ainda presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, no período de 1973 a 1976, sendo condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário, por ocasião dos 116 anos de fundação do Tribunal de Justiça da Paraíba, em outubro de 2007.

Dezenas de familiares, amigos, políticos, magistrados, compareceram ao velório na Central de Velórios “Morada da Vida”.
 
Pesar – Para o secretário da Cidadania e Administração Penitenciária, Roosevelt Vita, Geraldo Ferreira Leite era de fato um cidadão. Viveu a plenitude da cidadania como juiz de Direito, professor universitário, como procurador geral do Estado, desembargador, era um fino cavalheiro. Era uma pessoa de fino trato e de uma grandeza de espírito exemplar. Era uma alma conciliatória sem deixar de ter o pulso de firmeza, como magistrado.

O ex-deputado e ex-presidente da Academia Paraibana de Letras, Joacil de Brito Pereira, afirmou que foi contemporâneo do deembargador na faculdade de Direito em Recife. Como juiz foi um homem reto, magistrado exemplar, sério, honesto, inclusive presidindo o Tribunal de Justiça da Paraíba. “Trago as minhas condolências para a família enlutada”, afirmou o acadêmico.

O ex-deputado Evaldo Gonçalves conheceu o desembargador Geraldo Ferreira Leite ainda em Campina Grande, quando tiveram uma convivência muito fraterna na condição de Promotor Público e Juiz, respectivamente. “Ele vai fazer muita falta à Paraíba e me associo às homenagens que estão sendo prestadas”, revelou.

O atual presidente da Academia Paraibana de Letras, Juarez Farias, afirmou que o desembargador Geraldo Ferreira Leite era um homem, que, na simplicidade, tinha uma grandeza ímpar. Sério, respeitador dos direitos da lei e sobretudo tolerante para com opiniões divergentes da sua.

O secretário da Receita Estadual, Anísio Carvalho Neto, genro do desembargador, declarou que seu sogro era um homem que, além de querido por todos, era um jurista respeitadíssimo e vai ser uma perda muito grande para a sociedade paraibana.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina