Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão sanciona nova Lei de Organização Judiciária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão sancionou, na tarde de hoje, o projeto de lei complementar nº 30/2010 que dispõe sobre a Lei de Organização e Divisão Judiciária do Estado da Paraiba. A solenidade ocorreu no Salão Rosa do Palácio da Redenção, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luis Sílvio Ramalho Júnior, da vice-presidente do TJ, e primeira dama do Estado, Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, desembargadora do Estado de Pernambuco, Margarida de Oliveira Cantareli, e outros membros da Justiça do Estado.

José Maranhão avalia que a atualização da lei é um fato funcional e social da maior importância porque, com o tempo, a realidade do Judiciário muda muito e a nova lei atualiza os princípios  ali definidos. O governador destacou ainda que assinava a lei com muita honra, por ser um instrumento da mais alta importância, ganhando com isto a magistratura e a sociedade. O Diário Oficial publicará a lei nos próximos dias.
 
O presidente do Tribunal de Justiça, Luiz Sílvio Ramalho Júnior, afirmou que a lei substituirá a atual que está em vigor há 40 anos. A nova Lei de Organização e Divisão Judiciária é um instrumento normativo e foi elaborada por todos os que fazem o Judiciário paraibano, fruto de um trabalho de quatro anos. O desembargador destacou que a lei vai trazer muita modernização para a magistratura do Estado. A atual lei foi assinada nos anos 70 quando o pai do presidente Luiz Sílvio Ramalho Júnior era o presidente do TJ.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão, destacou que a Lei de Organização e Divisão Judiciária além de trazer grandes avanços e atualizar os procedimentos com os tempos modernos, contempla a mulher através da criação e futura instalação de Juizados Especiais Contra a Violência Doméstica. “É uma grande conquista para a mulher e para a sociedade”, ressaltou a desembargadora.

O juiz Antonio Silveira, presidente da Associação dos Magistrados da Paraíba, afirmou que a nova lei vai facilitar o trabalho dos juízes e a população que terá um serviço judiciário mais ágil e com maior qualidade. O Judiciário será mais transparente, avaliou o magistrado.

O senador Roberto Cavalcanti, afirmou que a nova lei vai beneficiar a sociedade neste gesto de cidadania assinado pelo governador Maranhão e pelo presidente do TJ. Na opinião do senador da República, o novo instrumento fortalece a democracia em consonância dos anseios da sociedade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência