Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão: produção de alevinos da PB vai passar de 10 para 20 milhões

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado vai ampliar de 10 para 20 milhões/ano o número de alevinos a serem produzidos na Paraíba, duplicando assim o potencial do Estado nesse setor. Foi o que disse o governador José Maranhão, na tarde desta sexta-feira (28), durante solenidade de entrega de certificados de seminário realizado com funcionários e produtores da região do Vale do Piancó.

A solenidade aconteceu na sede da Estação Experimental da cidade de Itaporanga. Na ocasião, o governador estava acompanhado do secretário Ruy Bezerra Cavalcante; do presidente da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), Germano Targino; do presidente do Conselho e da Federação Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe), Fernando Ferreira, e ainda do engenheiro de pesca Sérgio Pinho.

O objetivo do Governo do Estado, segundo o próprio governador, é o desenvolvimento de um grande projeto de piscicultura. Ele acrescentou que o aumento na produção somente será possível porque está sendo firmada parceria com o Departamento Nacional Obras Contra a Seca (DNOCS), para a cessão da estação piscicultura existente no município de Marizópolis, no Sertão paraibano. “O órgão federal vai ceder o espaço físico, enquanto que o Estado providencia os equipamentos”, revelou o governador.

Maranhão e comitiva visitaram as instalações de estação existente na Fazenda Veludo, no município de Itaporanga, onde conheceram todo o funcionamento. No local, segundo o presidente da Empasa, são produzidos cerca de 700 mil alevinos. “O que pretendemos é ampliar a produção de alevinos e com isso atender a todos os açudes do estado, tanto os públicos como os privados”.

Peixe para todos – A distribuição de peixe com a população faz parte de um programa de alevinagem, possibilitando o acesso de todos ao produto. Além da Estação de Piscicultura de Itaporanga o Governo do Estado mantém pré-berçários de alevinos nos municípios de Riachão, Patos, João Pessoa e um consorciado em Sousa. “O objetivo é ampliar o atendimento aos produtores de alevinos do Estado”, disse o presidente da Empasa.

Antes de Itaporanga o governador José Maranhão sobrevoou alguns açudes do Estado para mostrar os mananciais aos técnicos do Conepe, na companhia do secretário Ruy Bezerra e do presidente da Empasa, Germano Targino.

Antes de deixar o local, o chefe do Executivo ouviu reivindicação de empresários e comerciantes do município e informou que vai determinar estudos para a recuperação do aeródromo, da estação de passageiros e do campo de pouso existentes no lugar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência