Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão: posse de Oswaldo na Procuradoria de Justiça é fato histórico

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão prestigiou na noite de ontem, a sessão solene do Ministério Público do Estado da Paraíba que empossou o novo procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, para a gestão de 2009 a 2011. Os convidados lotaram o Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa. Em seu pronunciamento, Maranhão afirmou que a posse histórica do primeiro promotor na Procuradoria Geral de Justiça “é uma conquista de uma instituição que prima, dentro dos seus valores mais sensíveis, pelo compromisso com a democracia real, efetiva e participativa e pelos ideais de igualdade de tratamento e de inclusão social”.

Destacou o governador o quanto é importante o fortalecimento das instituições públicas e da interlocução dialética e madura entre os poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, “fundamental para a consolidação de um modelo republicano e democrático de gestão pública, a única alternativa para se combater com eficácia mecanismos autoritários de poder”.

Maranhão ressaltou o gesto do procurador Nelson Antonio Cavalcanti Lemos e do promotor João Arlindo Correia Neto, que após a divulgação do resultado das eleições, que a escolha do novo procurador geral fosse feita na pessoa de Oswaldo Trigueiro Filho.

Homenagem – José Maranhão agradeceu à Associação Nacional do Ministério Público pela homenagem prestada a ele, pelo respeito ao resultado da eleição no MP, nomeando o mais votado da lista tríplice. O governador disse ainda que “o Ministério Público é um ator cada vez mais presente na efetivação dos valores constitucionais, por isso, o Poder Executivo, que hora represento, não medirá esforços em manter o permanente diálogo respeitoso e igual, franco e objetivo com vossas excelências”.

Maranhão acrescentou que o Ministério Público Estadual acertou na escolha de seu novo procurador geral. Finalizou desejando a Oswaldo Trigueiro Filho “todas as forças necessárias para vencer com firmeza, equilíbrio e sabedoria, os obstáculos que a vida pública naturalmente vai lhe impor daqui por diante”.

Emoção – Em seu discurso o novo Procurador Geral de Justiça dedicou sua posse a sua mãe, Lia, falecida há apenas 18 dias. Emocionado, Oswaldo chorou várias vezes durante a solenidade. Aproximar o Ministério Público da sociedade. Esta é a principal meta anunciada pelo novo procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, momentos antes de ser empossado no cargo. Segundo revelou, seu trabalho à frente do órgão será voltado para o social, “uma área que o Ministério Público precisa ter uma atenção mais estruturada”.Oswaldo Trigueiro anunciou ainda que vai descentralizar as ações nas várias regionais do Estado, que serão dotadas de ‘temas’ a serem coordenados pelos respectivos promotores de Justiça. Para isso, o orçamento também será mais participativo e, no caso de haver um travamento de ordem legal, ele vai procurar uma forma de dar mais autonomia aos setores do Ministério Público Estadual.

Na área institucional, o novo procurador geral de Justiça informou que existe um problema de 80 vagas a serem preenchidas por promotores. “Isso vai ser rediscutido com todos os promotores e procuradores”, comentou, adiantando que pretende manter o melhor relacionamento possível com os demais poderes.

Com relação ao fato de ser o primeiro promotor de Justiça escolhido para o comando do Ministério Público na Paraíba, Oswaldo Trigueiro considera um marco histórico no Estado. Ele disse encarar o fato com naturalidade, pois em alguns Estados isso já é uma rotina.

Prestigiaram a solenidade o senador Roberto Cavalcanti, representando o presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney; o deputado federal Manoel Júnior, representando o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Michel Temer; o prefeito da Capital, Ricardo Coutinho; o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Luiz Ramalho Júnior; o presidente da OAB-PB, José Mário Porto Júnior, dentre outras autoridades.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado

Acidente com van e retroescavadeira deixa estudantes mortos e feridos

Criança e adolescente morrem em colisão de van com retroescavadeira no sertão da PB

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom