Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão manda fazer estudos para ampliar Santuário de Frei Damião

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão (PMDB) prometeu ampliar os espaços ocupados pelo Santuário Frei Damião, em Guarabira, para melhor acomodar os romeiros e fieis que freqüentam o local de oração. A decisão foi anunciada na tarde de domingo (13) quando ele participou da 17ª Romaria de Frei Damião, acompanhado do bispo de Guarabira, Dom Francisco de Assis Dantas Lucena, vários padres e milhares de romeiros.

Ao final do missa que marcou o encerramento da romaria, o governador recebeu uma carta contendo uma série de reivindicações para  melhoria da área do Santuário, assinada pela Comissão integrada pelo bispo dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, padre Gaspar Rafael Nunes da Costa, reitor do Santuário, e o monsenhor José Nicodemos. O governador informou que estava determinando que técnicos do Governo se reunissem com integrantes da Igreja para montar o projeto de execução de obras, quando serão definidas as prioridades.

Entre as propostas apresentadas por dom Lucena e padre Gaspar Rafael, estão a ampliação da estrada de acesso ao Santuário, a construção de um anfiteatro, com mais espaço para estacionamento, e local onde as pessoas pudessem montar seus pequenos negócios. “Afora isso, também foram reivindicadas ações visando a preservação ambiental do local, para se manterem as plantas nativas do local que ainda existem”, afirmou o reitor do Santuário Frei Damião.

O governador falou na ocasião dos sentimentos do povo paraibano em relação ao frade capuchinho que, no Nordeste, e de modo especial na Paraíba, tem uma presença marcante, despertando nas pessoas uma grande devoção. Disse que teve oportunidade de, por  mais de uma vez, estar com ele e apertar suas mãos.  “Todos os itens reivindicados serão analisados e serão atendidos pelo governo, se não na sua totalidade agora, pelo menos gradativamente. Sendo feita uma coisa de cada vez”, disse.

Também destacou que o Governo do Estado está concluindo o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Pedra da Boca em Araruna, pretende concluir o Santuário de Padre Ibiapina, em Santa Fé de Arara, e em outras localidades, como a recuperação de igreja de Sousa e em Pombal, onde pretende apoiar sua recuperação, conta com seu apoio por reconhecer a importância destes tempos e locais como fonte de inspiração para renovar a fé das pessoas. “A Paraíba tem grandes espaços de reliogiosidade, por isso não se precisa ir buscar inspiração na Europa, nos Caminhos de Compostela, por exemplo”, comentou.

Dom Lucena disse que o projeto deve contemplar não apenas o sentido religioso, mas também o social, com o envolvimento de condições que permitam a geração de oportunidade de trabalho e de renda para as pessoas da região. Ele defende que empresas particulares também deveriam se integrar neste projeto.

O governador José Maranhão estava acompanhado do secretário executivo do Desenvolvimento Humano, padre Nilson Nunes, dos deputados Benjamin Maranhão e Ranieri Paulino e do seu chefe de gabinete, Adriano Bezerra.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

renancrea1

Inovação: Crea-PB lança Hackaton com R$ 5 mil em premiações

51870483223-d4a44c029e-h-1536x1024 (1)

CCJ do Senado aprova PEC dos quinquênios

chatgpt

Gestão Tarcísio vai usar ChatGPT para produzir aulas digitais no lugar de professores

basedosamu

Assinada Ordem de Serviço para a construção de Base Descentralizada do Samu em Cabedelo

image

Lei de Lagoa Seca que proibia taxa de religação de luz e água é inconstitucional

15cb227d-9724-47ff-a3e9-040d5893da76

Terezinha e Mônica recebem apoio de 2º colocado na eleição para Reitor em 2020

Roberto Souza

Adriano Galdino referenda convocação do secretário de Educação Roberto Souza: “Não é um convite”

Polícia civil da paraíba

Presa mulher investigada por furto que causou prejuízo de mais de R$ 7 mil à vítima

Terezinha e Mônica

Terezinha e Mônica pedem mais segurança na UFPB, plano diretor e retomada de obras inacabadas

Ruy Carneiro 8,1

Ruy defende construção de novas creches e ampliação de vagas em João Pessoa