Maranhão lança projeto Praça da Gente em Guarabira

O Governo do Estado lança no próximo sábado, 31, em Guarabira, no Brejo paraibano, o projeto Praça da Gente, com o tema “Saúde e cidadania ao alcance de todos”.  O governador José Maranhão anunciou o lançamento do Praça da Gente no programa semanal Palavra do Governador, levado ao ar na manhã de hoje, em rede estadual de rádio, das 7h às 7h30.

José Maranhão afirmou que o projeto é itinerante, vai percorrer todos os municípios. É uma versão atualizada do programa "Saúde e Cidadania na Feira",executado durante as suas duas primeiras administrações.

O programa vai percorrer a Paraíba com dezenas de serviços. As pessoas poderão realizar exames e testes rápidos, doar sangue, visitar o salão de beleza, se casar, assistir filmes, pegar mudas de árvores, tirar documentos, se aposentar e pedir divórcio, além de uma série de outros serviços que serão oferecidos no mesmo espaço, através de uma força-tarefa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a participação de vários órgãos estaduais e parceiros.

Guarabira, que tem 56.136 habitantes, será a primeira cidade a ser beneficiada com o projeto "Praça da Gente". A Secretaria de Saúde vai fazer um trabalho de prevenção e diagnóstico, mas não é só isso. A determinação é garantir o encaminhamento e o tratamento das pessoas que tiverem problemas diagnosticados durante o evento.

Serão oferecidas clínicas de dermatologia (com prioridade para os casos suspeitos de hanseníase), oftalmologia (a previsão é oferecer 300 consultas) e mastologia (exame clínico da mama, orientação para o auto-exame e encaminhamento para exames especializados); testagem de HIV em 20 minutos e aconselhamento psicológico.

Também haverá um espaço com enfermeiros e nutricionistas para verificação de pressão arterial; teste de glicemia; vacinação e avaliação nutricional e também um escovódromo para orientar as crianças sobre os cuidados com a saúde bucal, entre outros serviços. A Vigilância Ambiental orientará sobre o combate à dengue, com exposição do mosquito Aedes aegypti em suas várias fases, fará demonstrações de desinfecção de caixas d’águas e tratamento de água para consumo, com distribuição de hipoclorito de sódio.
 
Mutirão de serviços – A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedh) trabalhará a inclusão social, através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e dos centros de referência em assistência social. O Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac) levará à praça um salão de beleza. A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) levará informações sobre a preservação do meio ambiente, oficinas com materiais recicláveis e uma biblioteca infantil.

A Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviço Agrícolas (Empasa) fará o cadastramento e capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos, além de exposição de aquários. Já a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) distribuirá mudas de plantas medicinais, árvores frutíferas e ensinará como aproveitar carcaças. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater) distribuirá sementes e ensinará a população a cultivar hortas.

A Defensoria Pública, o Procon, o INSS e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também estarão presentes na Praça da Gente, com palestras e orientação, realização de averbação, divórcios, casamentos coletivos, defesa do consumidor, benefícios e aposentadorias e emissão de título de eleitor. Já a Secretaria da Cidadania e Administração Penitenciaria agilizará a emissão de CPF, identidade, carteira profissional e registro de nascimento. A Ouvidoria Pública escutará as queixas, reclamações e sugestões do povo. O Ministério Público fará audiência pública em plena praça.

A Fundação Espaço Cultural (Funesc) levará diversão e cultura, com apresentações de trupes com palhaços e malabaristas. O Corpo de Bombeiros fará simulação de incêndios e orientação sobre primeiros socorros em casos de acidentes domésticos. O Comando Geral da Polícia Militar ficará responsável pela segurança e a Banda da Polícia Militar animará o evento. A Cagepa está participando com toda a infraestrutura hidráulica para o evento e garantia de água potável para os participantes.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) fará o isolamento e orientação do trânsito, além de atividades educativas. A Secretaria de Esporte e Lazer (Sejel) organizará campeonatos e ações de incentivo à prática esportiva. O Departamento de Estrada de Rodagem (DER) apoiou toda a parte de engenharia para a montagem dos espaços do projeto Praça da Gente, que serão disponibilizados em tendas. A Secretaria de Segurança e Defesa Social montará uma delegacia móvel no local. O município de Guarabira, o anfitrião, apoiará todas as ações do projeto, com cessão de pessoal.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.