Maranhão e Erundina encabeçam a lista dos mais idosos do novo Congresso

Com renovação expressiva, Câmara e Senado darão posse aos eleitos no dia 1º de fevereiro de 2019. A idade média dos 594 integrantes é de 50,9 anos, tendo o senador José Maranhão (MDB-PB) como o mais idoso, com 85 anos. A paraibana Luiza Erundina, eleita por São Paulo, é, aos 84 anos, a parlamentar mais idosa do Congresso.. Ela aparece em segundo lugar na lista dos mais idosos.

Veja abaixo a lista dos dez mais idosos do novo Congresso com base na data da posse.

José Targino Maranhão, mais conhecido como Zé Maranhão, é o mais idoso parlamentar do Congresso Nacional. Paraibano nascido em setembro de 1933 na cidade de Araruna, entrou para a política em 1955 quando se elegeu deputado estadual pelo PTB. Terá 85,4 anos em 1º de fevereiro de 2019.

 

Paraibana de Uiraúna, Luiza Erundina é a parlamentar mais idosa do Congresso Nacional e a segunda dentre os 594 integrantes das casas.  Aos 84 anos de idade exercerá seu sexto mantado na Câmara.

 

 

Mineiro de Entre Folhas, Mauro Lopescompletou 82 anos em maio e em 2019 vai exercer pela sétima vez o mandato como deputado federal.

 

 

 

Arolde de Oliveira é o segundo senador mais idoso da nova legislatura e o quarto de todo o Congresso. Nascido em 1937 na cidade gaúcha de São Luiz Gonzaga, Arolde se elegeu senador depois de 36 anos como deputado federal. Terá 81,9 anos na data da posse.

 

 

Luiz Antônio é o estreante mais idoso da Câmara. Aos 78 anos de idade, o carioca se elegeu com pouco mais de 50 mil votos.

 

 

 

 

Maria do Carmo Alves completou 77 anos em agosto e continua seu mandato no Senado, casa que ingressou em 1999. É sergipana de Cedro de São João e casada com o também político João Alves.

 

 

 

Único mato-grossense da lista dos dez mais idosos, Carlos Bezerra nasceu em 1941 na Chapada dos Guimarães. Foi eleito pela primeira vez em 1975 para o cargo de deputado estadual de Mato Grosso. Completou 77 anos em novembro passado.

 

 

Aos 76,9 anos, o paulistano José Serra é o 8º mais idosos do novo Congresso. Sem concorrer nas eleições deste ano, Serra continua seu mandato no Senado iniciado em 2015. Já foi ministro por três ocasiões, prefeito e governador de São Paulo e deputado federal.

 

 

Lasier Martins terá 76,8 anos no dia da posse do novo Congresso. É gaúcho de General Câmara e seu primeiro cargo eletivo foi justamente o de senador em 2015, cargo que alcançou com expressiva votação. Lasier prossegue no senado até 2023.

 

 

10º

Benedita Da Silva fecha a lista dos 10 mais idosos do novo Congresso. Com 76,8 anos na data da posse e nascida na cidade do Rio de Janeiro, Benedita é dez dias mais nova que Lasier Martins, o 9º da lista.

 

 

ParlamentoPB com Congresso em Foco

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.