Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão destrava obra do Porto, embargada na gestão anterior

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão recebeu uma notícia que considerou excelente na manhã de hoje, durante audiência na Secretaria Especial dos Portos, em Brasília (DF). Segundo lhe informou o coordenador geral de Acessos Portuários, Hilton César Falcone, em até 10 dias será republicado o Edital de Licitação para as obras de melhorias do Porto de Cabedelo. A partir da publicação, com mais 45 dias ocorrerá a licitação, o que significa um prazo até o final de novembro. Concluída a licitação, a obra começa imediatamente no início de dezembro.

O Porto de Cabedelo será beneficiado por obras de derrocamento e desassoreamento do canal de acesso, bem como da bacia de manobra. Atualmente, o ancoradouro não pode receber navios com calados superiores a nove metros. Com isso, apesar de sua excelente localização do ponto de vista geográfico, o porto paraibano perde em competitividade para portos mais próximos como os de Natal e Fortaleza, que abrangem algumas das aptidões de Cabedelo, conforme explica o secretário de Recursos Hídricos, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Francisco Sarmento.

Irregularidades – O projeto de melhoria do Porto de Cabedelo, que já teve o seu Edital de Licitação devidamente publicado pela Secretaria Especial dos Portos, quase se torna inviável. Inusitadamente, o governo estadual anterior deixou de apresentar ao Governo Federal os estudos de viabilidade técnica e econômica necessários à justificativa para a execução do projeto, o que ainda provoca curiosidade nos organismos federais.

Além disso, também o governo anterior deixou de apresentar o estudo de impacto ambiental legalmente obrigatório para a própria licitação. Afora essas pendências técnicas, havia também indícios de superfaturamento envolvendo recursos da ordem de R$ 12 milhões. Ao detectar as irregularidades, o Tribunal de Contas da União determinou que a licitação fosse suspensa.
 
Soluções – Ao saber que a licitação havia sido suspensa, o governador José Maranhão tratou de sanar todas as pendências, o que acabou sendo concluído no espaço de tempo acordado com a Secretaria Especial dos Portos, isto é, em 30 dias. Agora, cumpridas as exigências feitas pelo Governo Federal ao atual governo da Paraíba é que vai ser possível a retomada da obra.

O que aconteceu com o projeto do Porto de Cabedelo é em tudo semelhante ao ocorrido com outra obra destravada pelo governador Maranhão: a do Centro de Convenções de João Pessoa.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório

sergioqueoroz (1)

Apesar de aceitar vice, Sérgio comenta eventual escanteio e garante que não aceita polarização

micheleramalhofpf (1)

Presidente da FPF organiza encontro entre OAB Nacional e CBF

Centro-Administrativo-pb-640x388

Pagamento dos salários de abril dos servidores estaduais será efetuado dias 29 e 30

daniellafatima (3)

Liderança feminina é tema de painel que reúne senadora, advogadas e desembargadora

dinheiro-ab

INSS começa a pagar primeira parcela do 13º na quarta-feira; veja calendário