Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão anuncia programa para recuperar caprinocultura

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os produtores rurais da Paraíba podem ficar tranqüilos, porque o Governo do Estado vai iniciar um programa de apoio à atividade da caprinocultura, dando ênfase a expansão do número de reprodutores e matrizes das melhores raças destinadas ao corte e a produção de leite. O objetivo é recuperar o tempo perdido e fortalecer essa atividade, que é a vocação do semi-árido nordestino. Foi o que anunciou, na noite de sexta-feira (5), o governador José Maranhão, ao participar da XI Festa do Bode Rei, que acontece em Cabaceiras.

Acompanhado do vice-governador Luciano Cartaxo, de auxiliares, entre os quais os diretores Técnico da Emater, Afonso Cartaxo e Francisco Morais da Empresa Estadual de Pesquisas Agropecuária (Emepa), e do deputado Guilherme Almeida, o governador foi recebido pelo prefeito Ricardo Aires e por vereadores de Cabaceiras. Conversou com lideranças municipais e cumprimentou criadores e participantes da Festa do Bode Rei, que acontece todos os anos na cidade.

O governador lembrou que na sua gestão passada importou excelentes animais das raças Bôer e Savanna para melhorar o plantel da Emepa. No entanto, o trabalho de melhoramento genético feito pelos pesquisadores não teve continuidade nem as pesquisas existentes estão chegando aos produtores rurais.

Também falou sobre a ampliação de duas estações experimentais de pesquisas, que são as de Campo de Santana e Pendência, como reforço para que as atividades pudessem ser realizadas com mais eficiência, como realmente vinha acontecendo. “Lamentavelmente, este extrato racional que importamos com todos os cuidados foram dispensados, inclusive fizeram até churrasco com reprodutor Bôer que valia muito dinheiro”, disse.

Acrescentou que a meta é dar continuidade do programa de melhoramento genético, segundo ele praticamente interrompido durante a gestão anterior. A meta é fazer com sejam criadas condições para se ter animais cada vez com qualidade excelente, de modo a ajudar na ampliação do rebanho, seja destinado à produção de leite ou para corte. “Entendemos da importância que a pecuária de pequeno porte de caprinos e ovinos tem para a economia rural da Paraíba. Por isso estamos trabalhando com toda a força e com rapidez para reorganizar este plantel e poder, novamente, distribuir com os criadores um reprodutor e uma matriz de qualidade para a melhoria da caprina-ovinocultura do nosso Estado”, garantiu.

O governador disse que a realização da Festa do Bode Rei é uma atividade que estimula a atividade porque não é composta apenas dos festejos que acontecem à noite na praça para o divertimento das pessoas, mas contém uma programação de discussões acerca dos benefícios e da melhoria desta pecuária, com a participação de pesquisadores, estudiosos e criadores.

Aberta na sexta-feira, a programação prossegue até este domingo, dia 7, com a realização da Expofeira de Caprinos e Ovinos, shows, degustação de pratos preparados a partir da carne caprina e ovina, artesanato, competições, seminários, forró-pé-serra. Os participantes também podem tomar conhecimento dos potenciais turísticos da região, do seu parque ambiental e histórico
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria