Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Maranhão acompanha alta hospitalar de José Luiz em Recife

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador José Maranhão acompanhou neste domingo (18), pela manhã, a alta hospitalar do vice-prefeito de Campina Grande, José Luiz Júnior (PSC), internado há oito dias no Hospital Jayme da Fonte, em Recife (PE), onde se submeteu a um transplante de fígado, dia 11 deste mês. “Nós nos abraçaremos em espírito. A Paraíba está com o coração em festa por sua recuperação e estamos lhe aguardando ansiosamente para que você assuma suas atividades”, disse Maranhão ao encontrar José Luiz.

Maranhão assegurou, após ouvir o apelo de José Luiz Júnior por uma conscientização por parte da população para a doação de órgãos, que a Paraíba vai sediar uma campanha educativa envolvendo órgãos da administração estadual e federal, com sede no Estado, além dos segmentos sociais. Ele aproveitou para agradecer e elogiar o empenho da equipe do hospital pelo êxito do procedimento cirúrgico.

“Devemos aproveitar esse momento, no sentido emblemático, para conclamarmos a população para a doação de órgãos mostrando que a solidariedade de doar pode salvar vidas preciosas”, declarou o governador. Maranhão disse ainda que essa conscientização não é apenas uma questão de salvar vidas, mas também cultural e que, por isso, a campanha envolverá além da Secretaria de Saúde, a de Educação. “É uma atitude de solidariedade”, reforçou.

José Luiz Júnior chegou ao hospital apresentando quadro clínico gravíssimo, causado por uma cirrose hepática tipo C. De acordo com o cirurgião geral Cláudio Lacerda, responsável pela equipe que realizou o transplante, a evolução pós-operatória foi “fantástica e na cirurgia não houve nenhuma intercorrência”.

“Deus sabe o bem que me fez. Em nenhum momento, minha fé foi abalada. Estou muito feliz. Desse ensinamento quero fortalecer uma atitude de solidariedade, que é a doação de órgãos. Recebi o fígado de uma pessoa desconhecida que me deu a vida”, disse José Luiz Júnior. O órgão foi de um doador desconhecido, que teve diagnóstico de morte cerebral, após um acidente no Rio Grande do Norte. Considerada de grande porte, a cirurgia durou sete horas.

“Creio que Deus esteve tomando a mão desses homens no sentido de fazer o que é necessário fazer”. O vice-prefeito disse que a vontade era de abraçar o governador e agradeceu a visita e a solidariedade. Além do governador, José Luiz Júnior recebeu a visita neste domingo dos vereadores Olímpio Oliveira (PMDB), Fernando Carvalho (PMDB) e Ivan.

O vice-prefeito permanece em Recife pelos próximos 30 dias para acompanhamento e uso de medicação imunossupressora. O médico Cláudio Lacerda, que é o coordenador de transplantes do Estado de Pernambuco, ressaltou o fato de que em nenhum momento José Luiz Júnior usou sua condição de autoridade para “pular” a lista de espera para transplante.

“Ele entrou na fila como um cidadão comum. O critério utilizado para que recebesse o órgão foi a gravidade do quadro clínico”, fez questão de dizer o cirurgião. Outra atitude que o cirurgião considerou exemplar, por parte do vice-prefeito, foi a atitude dele em incentivar uma campanha de doação de órgãos. O Hospital Jayme da Fonte realiza uma média de 100 transplantes de fígado por ano. José Luiz Júnior foi o transplantado 267.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional