Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mar agitado!

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Numa das mais belas passagens bíblicas lemos um episódio no qual Jesus Cristo e seus discípulos atravessavam de barco o trajeto entre Jerusalém à Cafarnaum. A viagem transcorria tranqüila: sol claro, ventos calmos e águas serenas, de repente, sem que os discípulos pudessem prever, a calmaria deu lugar a uma tempestade; os ventos começaram a sopram em sentido contrário e as águas revoltas produziam grandes ondas violentas. O barco começou a naufragar, e o pânico tomou conta de todos. Apesar de tudo, nos conta a narrativa bíblica, Jesus dormia.

Esse tipo de experiência nos é muito familiar. Ninguém está imune a surpresas desagradáveis. Muitas pessoas já experimentaram na vida algum tipo de situação em que, de repente, tudo se transtorna. Do casamento às finanças, dos sentimentos às relações de amizade, da saúde às enfermidades, tudo é abalado pela força dos ventos hostis. A impressão que fica é de um terrível naufrágio; uma devassadora e cruel calamidade.

Geralmente, quando isso ocorre a primeira reação é de revolta. Quando uma tragédia bate à nossa porta, achamos que Deus está sendo injusto conosco. O fato é que nós nunca estamos preparados para as tempestades ameaçadoras. Imaginamos que somos imunes ao lado trágico da vida, o que é puro engano. Ninguém está isento de provações. Tentar imaginar-se inatingível pelas calamidades é, no mínino uma percepção muito romântica da vida.

Não é nada fácil quando nos damos conta de que pouco a pouco as esperanças vão sendo espalhadas pelos ventos. Nossas defesas, uma a uma, vão sendo destruídas também, e nossas forças com elas se vão. O casamento se desmorona, as finanças entram em colapso, somos abandonados até pela família. O pânico precipita a visão de um horizonte sombrio, e passamos a conviver com o fantasma da desilusão.

É preciso reagir positivamente. Não podemos abandonar o barco. É a reação positiva em meio às águas turvas que faz gerar a esperança da vitória. Deve ser a esperança de vitória! Todo vento forte também é passageiro. A Bíblia diz: “depois da tempestade, vem a bonança” (Lc. 8:22-25). Certamente que não é muito fácil agir com serenidade e firmeza quando tudo é ameaçador; todavia, quem não sabe manter a calma em meio às turbulências, não saberá jamais encontrar o caminho das águas tranqüilas, pelas quais se conhece a experiência da paz. Haverá sempre um porto seguro na rota dos oceanos; uma praia serena a nos esperar. Nosso barco, por mais que seja abalado, nunca estará totalmente a deriva.

No episódio bíblico quando os discípulos de Jesus começaram a perceber a ameaça do naufrágio, entenderam que o seu limite tinha chegado e, então, resolveram clamar pelo socorro do Mestre. Deus sempre está por perto nos momentos mais difíceis da nossa vida. Pedir por socorro é um atestado de humildade. Em muitas ocasiões a humildade de quem suplica é a chave da vitória.

Se, de repente, uma forte tempestade ameaçar a sua vida e a turbulência assolar a viagem que transcorria em paz, não entre em pânico. Não se desespere. Clame por Deus, a tempestade vai passar. Quando Ele está no controle do barco da nossa vida, não importa muito de onde vêem os ventos contrários, e nem qual é o tamanho das ondas violentas, Deus é mais forte que a força dos ventos e a fúria do mar. Deus sempre vence! Também, que o conhece torna-se um grande vencedor.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos