Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Manoel Junior cobra projeto que reestrutura carreira dos contadores públicos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O deputado federal Manoel Junior (PMDB) apresentou ​uma Indicação ao Poder Executivo ​ (INC 6517/14)​, solicitando à Presidência da República que ​envie ao Congresso Nacional um Projeto de Lei propondo a reestruturação e fortalecimento dos sistemas de contabilidade e custos do Poder Executivo Federal e a criação da Secretaria Federal de Contabilidade e da ​ Carreira de Contadoria do Estado.
 
​A proposta do Governo deverá flexibilizar e dinamizar o processo de ajustamento da lotação da força de trabalho nos órgãos setoriais e seccionais integrantes do Sistema de Contabilidade e de Custos do Poder Executivo Federal. 
 
​“Certamente essas mudanças v​ão atrair e reter profissionais que já possuem experiência e qualificação compatível com as novas demandas da Contabilidade Aplicada ao setor público, em função da natureza, do grau de responsabilidade e de complexidade das competências e das atribuições de cada órgão”, explica Junior.
 
Por se tratar da criação de um cargo de natureza federal, compete exclusivamente ao Poder Executivo ​enviar esse projeto de lei, ao Congresso Nacional de conforme determina o artigo 61, § 1º, inciso II, alínea "c", da Constituição Federal.
 
O pedido do parlamentar foi baseado principalmente no Acórdão nº 1.979/2012 do Tribunal de Contas da União (TCU), que recomenda à Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o desenvolvimento de estratégias para mitigação dos riscos de descontinuidade operacionais das unidades do Sistema de Contabilidade Federal em razão da escassez de pessoal.
 
“A escassez de profissionais de contabilidade nos órgãos e entidades do Sistema de Contabilidade Federal deve-se, principalmente, à baixa remuneração dos cargos desses profissionais, fazendo com que os mesmos migrem para outros órgãos ou poderes em busca de uma remuneração maior”, completa o parlamentar.
 
Em abril de 2013, o deputado já tinha enviado um oficio à Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, pedindo que fosse agilizada a liberação do Processo nº 051000.000085/2013-44, que estava no Departamento de Planejamento das estruturas e da Força de Trabalho da Secretaria de Gestão Pública. Como o MPOG não deu retorno ao pleito, o parlamentar decidiu enviar a Indicação ( 6517/14)  direto à Presidência da República para que esse assunto seja decidido de forma mais célere e com a urgência que o tema requer.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência